A degradação ambiental sempre ocorreu no Brasil. Nas últi...

A degradação ambiental sempre ocorreu no Brasil. Nas últimas décadas, essa degradação se deu de forma mais acentuada, seja em decorrência do extrativismo florestal — na Amazônia, na mata atlântica e em outros biomas — por famílias que, residentes em locais distantes dos centros urbanos, buscavam seu sustento, seja devido ao avanço da fronteira agrícola — nas regiões de cerrado — para produção de alimentos em larga escala por grandes fazendeiros, além da exploração predatória da madeira. A recuperação desses biomas passa necessariamente pela educação da população e por ações diretas nos locais onde os danos já foram causados. A respeito dos impactos ambientais e da recuperação do meio ambiente, julgue os itens a seguir.

O desmatamento, os incêndios florestais, o garimpo e a exploração mineral podem ser considerados as principais causas dos impactos ambientais no Brasil.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

São conhecidas as dificuldades que precedem a identificação de um fundo de arquivo. No entanto, na literatura da área, encontramos alguns parâmetros para identificar se os documentos de um órgão podem constituir um fundo. Assinale o parâmetro que não é utilizado com essa finalidade.

Resolva a questão aqui ›


Acerca do controle de constitucionalidade, julgue os seguintes itens. A interpretação conforme a Constituição é um procedimento hermenêutico que configura uma espécie de declaração de inconstitucionalidade por omissão.

Resolva a questão aqui ›


No Brasil pós-constituinte, emerge uma ampla legislação de proteção social. O período de 1989 a 2005 demonstra um esforço da sociedade e do governo brasileiro em implementar uma política social, visando ao atendimento dos princípios consagrados em nossa Carta Magna. Em termos de institucionalização, portanto, o período recente de nossa história social indica um relativo avanço em matéria de regulamentação da proteção social. A Lei n.º 8.742, de 7 de setembro de 1993 – Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), estabelece, no artigo 5.º, III, dentre outras, como diretriz, a primazia

Resolva a questão aqui ›