A ciência que estuda a circulação da água na natureza é a...

A ciência que estuda a circulação da água na natureza é a Hidrologia, na qual se analizam fenômenos como a precipitação, a evapotranspiração, a infiltração e o escoamento. Um método simples e empírico para a previsão do escoamento e, conseqüentemente, das abstrações totais (infiltração, interceptação foliar e armazenamento nas depressões do solo) de uma determinada chuva é o método da curva número, desenvolvido pelo Soil Conservation Service, nos Estados Unidos da América, e segundo o qual:

em que: R é o total escoado superficialmente, em mm; P é a precipitação total de uma determinada chuva, em mm; S é a quantidade máxima de água que o complexo solo-vegetação é capaz de reter em uma determinada chuva e CN é a curva número, adimensional, variando no intervalo aberto 0 < CN < 100. Com base nesse modelo, julgue os itens abaixo.

Após um processo de umedecimento, como, por exemplo, uma semana de chuvas intensas, uma bacia hidrográfica sofre uma grande redução nos valores de CN, o que está de acordo com a lógica do modelo, pois as maiores cheias sempre acontecem quando os solos estão saturados.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis