A ciência que estuda a circulação da água na natureza é a...

A ciência que estuda a circulação da água na natureza é a Hidrologia, na qual se analizam fenômenos como a precipitação, a evapotranspiração, a infiltração e o escoamento. Um método simples e empírico para a previsão do escoamento e, conseqüentemente, das abstrações totais (infiltração, interceptação foliar e armazenamento nas depressões do solo) de uma determinada chuva é o método da curva número, desenvolvido pelo Soil Conservation Service, nos Estados Unidos da América, e segundo o qual:

em que: R é o total escoado superficialmente, em mm; P é a precipitação total de uma determinada chuva, em mm; S é a quantidade máxima de água que o complexo solo-vegetação é capaz de reter em uma determinada chuva e CN é a curva número, adimensional, variando no intervalo aberto 0 < CN < 100. Com base nesse modelo, julgue os itens abaixo.

Se uma região de predominância agrícola sofre um processo de urbanização, ocorre um aumento no valor de CN.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Acerca da relação da família com o portador de transtorno mental, julgue os itens seguintes.

Uma primeira forma de as famílias enfrentarem o problema do transtorno mental, é a estratégia de normalização dos sintomas, ou seja, manutenção da rotina habitual considerando a mudança de comportamento do portador de transtorno mental como fato corriqueiro.

Resolva a questão aqui ›


Julgue os itens subseqüentes, a respeito de organização e métodos de trabalho. A delegação de competência não promove alterações nos regimentos da empresa e gera responsabilidade do empregado que recebeu a delegação perante o superior que delegou a competência, entretanto, cabe ao superior a responsabilidade perante a organização pelo trabalho delegado.

Resolva a questão aqui ›