A respeito dos instrumentos de medição voltímetro e amper...

Engenharia Eletrônica - Geral - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2012 - Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. - CEITEC - Analista Administrativo

A respeito dos instrumentos de medição voltímetro e amperímetro, analise os itens que se seguem.

I - Todo amperímetro possui baixa resistência interna em comparação à resistência interna de um voltímetro

II - Ao ser ligado erroneamente no lugar de um voltímetro, um amperímetro é percorrido por uma corrente relativamente elevada, se comparada à corrente que passaria pelo voltímetro. Nesse caso, pode-se até danificar o instrumento.

III - Embora a função de um voltímetro seja medir tensão, quando ele é ligado em paralelo com um indutor, o valor medido por ele será igual à potência ativa consumida pela carga conectada aos seus terminais.

IV- Caso o voltímetro esteja medindo uma tensão CA (Corrente Alternada), o valor indicado por esse instrumento corresponde sempre ao valor médio da tensão.

V- O valor eficaz medido por um voltímetro ou por um amperímetro corresponde sempre a uma grandeza não negativa.

Assinale a opção que possui os itens corretos sobre a questão em foro.
  • A. I, II, III, IV e V.
  • B. Apenas I, III, IV.
  • C. Apenas I, II e V.
  • D. Apenas I, II, III e IV.
  • E. Apenas I e III.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Recém-nascido de 5 dias de vida, do sexo masculino, nasceu de parto vaginal, com as seguintes características: IG = 36 semanas, PN = 2.380 g (AIG), Apgar 7/8, PC = 29 cm. A mãe não realizou pré-natal e apresenta o seguinte perfil: G3P2A1, 28 anos de idade, tabagista de 10 cigarros ao dia, nega consumo de álcool e de drogas ilícitas. O RN ficou internado desde o nascimento por sepse precoce. Após três dias de vida, seu caso evoluiu para crise convulsiva. Realizou tomografia de crânio, apresentada na imagem.

A respeito desse caso clínico e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens a seguir.

O CMV é um importante causador de infecção congênita, um dos prováveis diagnósticos do caso apresentado. É um herpes vírus com tropismo pelo SNC. É excretado no sangue, na urina, no leite, na saliva, no sêmen e na secreção do colo uterino. Os RN podem ser assintomáticos, apresentando alterações tardias (surdez e deficits neurológicos).

Resolva a questão aqui ›


No Brasil, hoje em dia, a telefonia móvel é praticamente onipresente. Um dos pilares de funcionamento dessa telefonia é a tecnologia de múltiplo acesso. Entre as diversas tecnologias de múltiplo acesso no sistema celular, tem-se o FDMA, o TDMA e o CDMA. O múltiplo acesso pode ser entendido como a forma de um usuário estabelecer comunicação em um sistema com vários canais disponibilizados a diversos usuários. Isso é diferente de multiplexação, que tem a finalidade de aproveitar melhor a capacidade do canal, enviando informações de diversos usuários dentro do canal. Com relação a esses tópicos e dentro do contexto de interceptação telefônica, julgue os itens subseqüentes.

A multiplexação no domínio do tempo (TDM) necessita de boa sincronização para permitir a transmissão de informações. De modo similar, o TDMA exige sincronismo na recepção e na transmissão de sinais em ambiente celular.

Resolva a questão aqui ›


Uma máquina térmica opera entre duas fontes térmicas: a cada ciclo, ela toma 1200 J de uma fonte quente TQ = 800 K e rejeita 1100 J em uma fonte fria TF = 600 K.

O rendimento aproximado, em %, dessa máquina, é

Resolva a questão aqui ›