Um dos fatores limitadores da capacidade de tração das lo...

Um dos fatores limitadores da capacidade de tração das locomotivas é a aderência no contato roda-trilho, através do qual a roda consegue exercer o esforço trator. A aderência é a resistência que se opõe ao escorregamento de um corpo sobre outro. São fatores que fazem com que o coeficiente de aderência sofra variações, EXCETO:
  • A. A inércia das partes girantes do trem e a temperatura do trilho.
  • B. A geometria da via, devido ao escorregamento da roda externa nas curvas de pequeno raio.
  • C. O tipo de locomotiva corrente contínua e maior com corrente alternada e velocidade do trem.
  • D. O estado das rodas e diâmetros diferentes no mesmo eixo e condições atmosféricas, se o trilho está seco ou molhado.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

O estilo jornalístico é, segundo Eduardo Martins, no Manual de Redação da Folha de S. Paulo, um meio termo entre a linguagem literária e a falada. O estilo jornalístico se reproduz em vários gêneros de texto, que são usados diariamente por jornais, revistas e demais veículos impressos. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A reportagem especializada é o espaço privilegiado da informação jornalística, mais do que o é a notícia. A reportagem especializada fala com públicos mais ou menos heterogêneos, dependendo do veículo.

Resolva a questão aqui ›


Assinale a alternativa em que a alteração sugerida de substituição de termo não acarreta erro gramatical ou que corrige erro existente no Texto 01:

Resolva a questão aqui ›


No âmbito da legislação federal sobre serviços públicos, assinale o encargo que não é exclusivo do poder concedente:

Resolva a questão aqui ›