Um sistema ponto-a-ponto digital, para o qual foi reserva...

Um sistema ponto-a-ponto digital, para o qual foi reservada uma banda de frequências B, trabalha com modulação e codificação de canal (FEC) adaptativas, cujas taxas de modulação e de codificação de canal, são ajustadas de acordo com as condições do canal, e os ajustes visam à maximização da capacidade de transmissão. Para esse sistema, as técnicas de modulação possíveis são: QPSK, 16QAM ou 64QAM; as taxas de codificação de canal que podem ser utilizadas são: ¼, ½, ¾ ou 1. A taxa líquida de transmissão de informação R, em bps, desse sistema, medida na saída do codificador de fonte do transmissor, é ajustável, de tal forma que o sinal modulado ocupe sempre toda a banda de frequências disponibilizada, sendo a banda de ocupação do sinal modulado calculada por meio dos estudos de Nyquist.

Julgue os itens a seguir, referentes ao sistema ponto-a-ponto descrito acima.

Considere as asserções I, II e III a seguir.

Asserção I: A técnica de modulação 16QAM é mais robusta a interferências e ao ruído AWGN que a técnica de modulação 64QAM, porém apresenta menor eficiência espectral.

Asserção II: Para determinada técnica de codificação de canal, quanto maior a taxa de codificação, normalmente maior é a probabilidade de erro de símbolo, para determinada relação sinal/ruído, porém maior é a taxa líquida de transmissão.

Asserção III: Quando as condições do canal variam e, com isso, se obtém uma melhor relação sinal/ruído, é conveniente para o sistema acima descrito que se aumentem as taxas de modulação e de codificação de canal.

Com relação a essas asserções, é correto afirmar que as três estão corretas e as asserções I e II podem ser utilizadas para, a partir delas, se justificar adequadamente a terceira.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis