Uma refinaria utiliza, hipoteticamente, uma única bomba...

Engenharia de Materiais - Geral - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2011 - Petrobras - Engenheiro de Equipamentos Júnior

Uma refinaria utiliza, hipoteticamente, uma única bomba centrífuga operando com uma carga H, uma vazão Q, uma rotação N e uma potência P, para escoar um derivado de petróleo através de um oleoduto. Numa situação de emergência, a bomba deve ser substituída por outra, geometricamente semelhante, para continuar executando a mesma tarefa. Se a bomba substituta operar com a mesma rotação N, mas possuir um impelidor cujo diâmetro é o dobro daquele correspondente ao da bomba substituída, a carga, a vazão de operação e a potência serão, para a bomba substituta, respectivamente, iguais a
  • A. H/8, Q/4 e P/32
  • B. H/4, Q/8 e P/32
  • C. 4 H, Q e 8 P
  • D. 4 H, 8 Q e 32 P
  • E. 8 H, 4 Q e 32 P
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Uma mulher de trinta e um anos de idade, previamente saudável, compareceu a um ambulatório hospitalar, queixando-se de crises de “nervosismo” iniciadas havia três meses, além de intolerância ao calor, palpitações, insônia e irritabilidade. No exame físico, constatou-se que ela estava lúcida, orientada, hidratada, corada e acianótica. Ela apresentava tremor fino nas mãos; exoftalmia; bom estado geral; peso de 62 kg; altura de 170 cm; pressão arterial de 100 mmHg × 70 mmHg; pulso de 98 bpm; frequência respiratória de 18 irpm; e estado afebril. A ausculta cardíaca revelou ritmo regular, em dois tempos, bulhas normofonéticas, com sopro sistólico ejetivo de + em 6. A tireoide estava palpável, indolor, móvel, de consistência elástica, com leve aumento difuso. Os demais dados do exame físico foram normais.

Com relação a esse caso clínico, julgue os seguintes itens.

Para confirmar o diagnóstico dessa paciente, a primeira medida a ser adotada é solicitar exames de anticorpos antitireoidianos — anticorpos antitireoperoxidase, anticorpos antitireoglobulina e anticorpos antirreceptores de TSH.

Resolva a questão aqui ›


Ainda a respeito de aspectos linguísticos e dos sentidos do texto 1A1-I, julgue os itens que se seguem.

Sem prejuízo da correção gramatical e da coerência do texto, o período “Há que experimentar o prazer para, só depois, bem suportar a dor” (l. 13 e 14) poderia ser reescrito da seguinte forma: É preciso experimentar o prazer para, apenas depois, suportar bem a dor.

Resolva a questão aqui ›


Considerando o que dispõe a Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF), julgue os itens a seguir.

Segundo expressamente previsto na LODF, os cargos em comissão e as funções de confiança serão exercidos preferencialmente por servidores ocupantes de cargo de carreira técnica ou profissional.

Resolva a questão aqui ›