O diagnóstico inicial da infecção do HIV/AIDS é estabelec...

O diagnóstico inicial da infecção do HIV/AIDS é estabelecido, conforme a Portaria no 488, de 17 de junho de 1998 do Ministério da Saúde, com:
  • A. Contagem da carga viral total.
  • B. Testes de confirmação sorológica de Imunofluorescência Indireta (IFI) positiva.
  • C. Testes de confirmação sorológica Western Blot (WB) positiva.
  • D. A contagem de células T CD4+ em sangue periférico abaixo de 350 células.
  • E. Teste 1 e teste 2, positivos com princípios metodológicos e/ou antígenos diferentes; e pelo menos um deles deve ser capaz de detectar anticorpos anti-HIV-1 e anti-HIV-2.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

As questões de números 13 a 17 baseiam-se no texto apresentado abaixo.

(criados, pajens, oficiais...)

O uso dos parênteses indica, no texto.

Resolva a questão aqui ›


Carolina, brasileira nascida em São Paulo, é filha de pai português e mãe brasileira. Segundo a legislação lusa, o filho de nacional português pode requerer a nacionalidade portuguesa por meio de processo denominado atribuição de nacionalidade. Entre a lista de documentos a serem apresentados às autoridades portuguesas, estão: registro de nascimento do português (emitido por autoridade portuguesa); certidão de casamento do português e respectiva transcrição (quando celebrado fora de Portugal); certidão de nascimento e documento de identidade do requerente.

Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Resolva a questão aqui ›


Paciente do sexo feminino, 71 anos de idade, foi internada com quadro de náusea, vertigem de forte intensidade e surdez súbita. Foi medicada e tratada sem melhora dos sintomas. Apresentou, também, diplopia que melhorou com tratamento. À época da internação, realizou tomografia computadorizada de crânio que revelou sinais involutivos encefálicos e calcificação cerebelar. Faz parte dos critérios diagnósticos, para a demência com corpos de Lewy, EXCETO:

Resolva a questão aqui ›