Dentre as forças indutoras de mudanças em comunidades eco...

Dentre as forças indutoras de mudanças em comunidades ecológicas, as ações humanas se tornaram uma das mais fortes. Para a compreensão mais precisa dos efeitos dessas ações, ecólogos têm destacado a necessidade da proposição de modelos ecológicos que, por exemplo, descrevem os processos de mudanças na composição de espécies ao longo do tempo. Para isso, vários estudos têm sido realizados.

Leia atentamente os relatos de três desses experimentos:

− Poços e lagos recém-formados e isolados foram colonizados por anfíbios com grande rapidez após a erupção do Monte Santa Helena (EUA), ocorrida em 1980. A riqueza de espécies de anfíbios aumentou por 10 anos consecutivos, mas nunca atingiu os valores pré-erupção. Esse índice permaneceu estável por mais 6 anos, com um pequeno declínio nos últimos 4 anos.

− Uma enchente destruiu a maioria dos organismos de um riacho do deserto do Arizona (EUA). Em apenas 20 dias após esse distúrbio, a diversidade de algas atingiu valores máximos. Já a diversidade de invertebrados demorou entre 30 e 40 dias para atingir um máximo. Tanto a diversidade das algas quanto a dos invertebrados declinou após atingirem os valores mais elevados do período de estudo.

− Aberturas experimentais de espaços em costões rochosos do sul da Califórnia provocaram a colonização de várias espécies de algas vermelhas. Apesar do elevado número de espécies detectadas logo após terem sido abertos os espaços, foi observado um declínio deste índice. A causa foi a dominância gradual e consequente exclusão competitiva exercida por uma única espécie sobre as demais.

Considerando a instalação de uma represa e o impacto decorrente da inundação sobre comunidade de peixes, as descrições dos três experimentos e o conhecimento da Ecologia sobre a dinâmica das comunidades, é correto afirmar:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis