Trabalhos de monitoramento de doenças realizados pela Emb...

Trabalhos de monitoramento de doenças realizados pela Embrapa Milho e Sorgo e pelo setor privado têm demonstrado que a mancha branca, ercosporiose, ferrugem polissora, ferrugem tropical, ferrugem comum, helmintosporiose e os enfezamentos pálido e vermelho estão entre as principais doenças da cultura do milho na atualidade.

A ferrugem comum (Puccinia sorghi) é uma doença de ampla distribuição com severidade moderada, tendo maior severidade nos estados da região Sul, e como sintomas apresenta:

  • A.

    manchas de coloração cinza, retangulares a irregulares, com as lesões desenvolvendo-se paralelas às nervuras. Pode ocorrer acamamento em ataques mais severos da doença.

  • B.

    pústulas formadas na parte aérea da planta, sendo mais abundantes nas folhas. Em contraste com a ferrugem polissora, as pústulas são formadas em ambas as superfícies da folha, apresentam formato circular a alongado e se rompem rapidamente.

  • C.

    lesões alongadas, elípticas, de coloração cinza ou marrom e comprimento variável entre 2,5 a 15 cm. A doença ocorre inicialmente nas folhas inferiores.

  • D.

    lesões de formas variadas (na fase foliar), sendo de difícil diagnóstico. Nas nervuras, é comum a presença de lesões elípticas com frutificações (acérvulos do patógeno).

  • E.

    tombagem das plantas. Porém, antes de tombarem, geralmente sofrem uma torção. Plantas tombadas permanecem verdes por algum tempo, visto que os vasos lenhosos permanecem intactos.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Assinale a opção correta no que concerne à aplicação da medida socioeducativa da internação, segundo o entendimento doutrinário e jurisprudencial, especialmente do STJ:

Resolva a questão aqui ›


A respeito das condições da ação, considere:

I. O interesse e a legitimidade são condições da ação que não podem ser apreciadas pelo juiz ex officio.

II. O interesse processual deve estar presente para propor e para contestar a ação.

III. Se o juiz tiver reconhecido a legitimidade das partes quando do deferimento da petição inicial, não poderá, por força da preclusão, reexaminá-la no momento da prolação da sentença.

Está correto o que se afirma SOMENTE em:

Resolva a questão aqui ›


Considerando a Lei n.º 11.904, julgue os seguintes itens.

É obrigação dos museus manter documentação sistematicamente atualizada sobre os bens culturais que integram seus acervos, de forma idêntica aos registros e inventários nacionais de bens culturais.

Resolva a questão aqui ›