Questão Q364708
2013 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF)
Prova: Concurso Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) (2ª edição) - Programas de Residência em Enfermagem Área Enfermagem em Clínica Cirúrgica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2013 Secretaria de Estado da Saúde - DF (SES/DF) (2ª edição)

Uma criança de um mês e dez dias de idade, atendida no se...

Uma criança de um mês e dez dias de idade, atendida no serviço de crescimento e desenvolvimento de uma unidade básica de saúde, apresenta diarreia há três dias. Segundo a mãe, a criança é alimentada exclusivamente com leite materno e há dois dias passou a eliminar fezes líquidas, sem outras alterações, mas, progressivamente, houve piora da diarreia e diminuição da sucção no peito. No exame físico, foram detectados olhos fundos, sinal de irritação, ao ser movimentada, e regressão, após dois segundos, na avaliação do sinal da prega do abdome. Não foram observadas dificuldades respiratórias. A mãe relata ausência de febre, vômitos e sangue nas fezes.

Considerando o caso clínico apresentado acima, julgue os itens subsequentes.

Para o tratamento da diarreia, é indicada a administração de uma dose de 1 mg de vitamina K, por via intramuscular, além da primeira dose de antibiótico parenteral.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...