A esquistossomose mansoni é uma doença parasitária; a mag...

#Questão 355675 - Enfermagem, Doenças, UFSC, 2012, SES/SC, Técnico em Enfermagem

A esquistossomose mansoni é uma doença parasitária; a magnitude de sua prevalência, associada à severidade das formas clínicas e a sua evolução conferem a esta doença uma grande relevância como problema de saúde pública. Em relação a esta doença, é CORRETO afirmar que:

I. a esquistossomose é uma doença transmissível, parasitária, causada por vermes trematódeos do gênero Schistosoma mansoni. O parasita, além do homem, necessita da participação de caramujos de água doce para completar seu ciclo vital.

II. na fase adulta, o parasita vive nos vasos sanguíneos do intestino e fígado do hospedeiro definitivo, o homem.

III. os sintomas na fase aguda podem ser: febre, dor na cabeça, calafrios, suores, fraqueza, falta de apetite, dor muscular, tosse e diarreia. Em alguns casos, o fígado e o baço podem inflamar e aumentar de tamanho. Na forma crônica, a diarreia se torna mais constante, alternando-se com prisão de ventre, e pode aparecer sangue nas fezes. Além disso, o paciente pode apresentar emagrecimento e endurecimento do fígado, com aumento do seu volume, conhecido popularmente como barriga d’água.

 IV. o modo de transmissão ocorre através da eliminação dos ovos do verme pelas secreções humanas como: fezes, urina e vômito. Em contato com a água, os ovos eclodem e liberam larvas, que infectam os caramujos, hospedeiros intermediários, que vivem nas águas doces. Após quatro semanas as larvas abandonam o caramujo e ficam livres nas águas naturais. O contato dos seres humanos com essas águas é a maneira pela qual a doença é adquirida.

V. importante ressaltar que já existe vacina contra a esquistossomose. A prevenção também consiste em evitar o contato com águas onde existam os caramujos hospedeiros intermediários infectados.

Assinale a alternativa CORRETA.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis