Questão Q347571
2007 Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) Prefeitura de São Luís - MA
Prova: Concurso Prefeitura de São Luís - MA - Professor Ensino Fundamental Séries Finais Área Educação Física - Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento da UFMA (FSADU) do ano 2007 Prefeitura de São Luís - MA

Considerando a capoeira como conteúdo da Educação Física...

Considerando a capoeira como conteúdo da Educação Física Escolar, analise os itens a seguir:

I. Os PCN classificam a Capoeira como um exemplo de conteúdo do jogo e especificam-na numa dimensão conceitual, atitudinal e procedimental.

II. A dimensão atitudinal pode ser tratada através das discussões geradas pelas vivências, vídeos e pesquisas que possibilitam a reflexão sobre as ressignificações da Capoeira, assim como as questões relativas às interferências políticas sofridas por esta.

III. Na dimensão conceitual do conteúdo, as informações referentes à origem da Capoeira podem ser discutidas pelos alunos, descobrindo-se as diversas manifestações e suas características, que podem ter sido ressignificadas na construção da Capoeira, considerando o processo histórico social, assim como as modificações sofridas desde sua criação até os dias de hoje.

IV. As discussões sobre a origem da Capoeira também podem ser utilizadas na dimensão procedimental do conteúdo, quando os alunos, após pesquisarem suas principais características (dança, ritual, brincadeiras), possam vivenciar cada uma dessas manifestações, tentando identificar características da Capoeira em cada uma delas (o jogo em duplas, a roda, a dança, os movimentos…).

É CORRETO o que se expressa apenas nos itens

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...