O professor de sala de aula e o professor de Educação Fís...

O professor de sala de aula e o professor de Educação Física são frequentemente os primeiros a perceber indicações subjetivas de possíveis dificuldades perceptivo-motoras em crianças da educação infantil e ciclo inicial do Ensino Fundamental. Assim, a validade dessas observações não deve ser ignorada. Quando detectadas tais dificuldades os professores devem buscar atividades que se concentrem nos atrasos específicos demonstrados pelo aluno. Com relação às áreas prejudicadas e possíveis atividades e estratégias de ensino para reverter o quadro de deficit perceptivo-motor, analise as seguintes assertivas:

I. Quando a área prejudicada é consciência corporal, direcional, espacial e temporal, sugerem-se atividades como: brincar seguindo um líder; usar vendas em atividades locomotoras e manipulativas; realizar habilidades locomotoras em ritmos diferentes para seguir o ritmo de um instrumento musical.

II. Quando a área prejudicada é o uso de múltiplas fontes de informação sensorial, sugerem-se atividades como: realizar atividades motoras dentro e fora da água e comparar os movimentos; fazer a criança rolar o corpo em diferentes superfícies e ângulos; usar movimentos com pés descalços em tipos diferentes de superfícies.

III. Quando a área prejudicada é problemas laterais e de centro, sugerem-se atividades como: jogos que envolvem agilidade (mudanças rápidas de direção e precisão); reforçar a noção de centro com atividades de lançamento e rebatidas.

IV. Quando a área prejudicada é o equilíbrio e coordenação, sugerem-se atividades como: incorporar equipamentos como tábuas inclinadas e que balançam; ensinar os alunos a dizer coisas que coincidem com seus movimentos; fazer com que os alunos realizem movimentos particulares sob uma variedade de condições ambientais e de tarefa.

São verdadeiras:

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