O Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, exigido pel...

O Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, exigido pela Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), celebrado em janeiro de 2000,

I      visa contribuir para assegurar nível adequado de proteção no campo da transferência, da manipulação e do uso seguros dos organismos vivos modificados resultantes da biotecnologia moderna que possam ter efeitos adversos na conservação e no uso sustentável da diversidade biológica.

II     determina que a utilização da biotecnologia e da bioprospecção, com capacitação em biossegurança, nos países em desenvolvimento, em particular os menos desenvolvidos, deve ser implementada quando houver disponibilização de recursos financeiros suficientes para arcar com a internalização dos custos operacionais.

III   estabelece que a contabilização de todos os possíveis efeitos adversos dos organismos vivos modificados na conservação e no uso sustentável da diversidade biológica e a avaliação dos riscos para a saúde humana são prerrogativas inalienáveis das partes signatárias da CDB.

IV     aplica-se ao movimento transfronteiriço, ao trânsito, à manipulação e à utilização de todos os organismos vivos modificados que possam ter efeitos adversos na conservação e no uso sustentável da diversidade biológica, levando também em conta os riscos para a saúde humana.

 

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e IV.

  • D.

    II e III.

  • E.

    III e IV.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

As palavras “má-formação” (3º§) e “gota-serena” (5º§) fazem o plural da mesma forma que

Resolva a questão aqui ›


Questão de Engenharia de Redes

O CSMA/CD (carrier sense multiple access/collision detect) é um protocolo amplamente utilizado em redes Ethernet. Com relação ao modo de funcionamento desse protocolo, julgue os itens a seguir. A técnica utilizada pelo CSMA/CD para detectar uma colisão é independente do tipo de mídia física, uma vez que a especificação do protocolo é típica de camada 2 do modelo OSI.

Resolva a questão aqui ›


Considerando a figura acima, que representa o modelo tridimensional do mosaico fluido da membrana celular, julgue os itens a seguir.

Em células procariotas, o ácido desoxirribonucleico localiza-se em uma estrutura envolvida por uma membrana como a ilustrada na figura acima.

Resolva a questão aqui ›