Em 1901, um artista brasileiro recém-chegado da Europa a...

Desenho Industrial - Geral - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2009 - INPI - Pesquisador em Propriedade Industrial

Em 1901, um artista brasileiro recém-chegado da Europa após um longo período de estudos artísticos realiza na Escola Nacional de Belas Artes a primeira exposição de artes decorativas da qual se tem notícia em nosso país. Neste evento, foram apresentados 60 trabalhos de pintura, pastel e desenhos, assim como 28 trabalhos de arte aplicada às indústrias que diziam respeito a selos, projetos de pratos e de jarros para serem executados em cerâmica, vasos, vitrais, marchetaria, luminária, ex-libris, estamparia de tecidos e papel de parede. O pioneiro do design no Brasil, aceito por historiadores e designers foi:

  • A.

    Henrique Bernardelli;

  • B.

    Henrique Bernardelli;

  • C.

    Rodolfo Amoedo;

  • D.

    Victor Dubugras;

  • E.

    Belmiro de Almeida.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Questão de Química

O álcool etílico, C2H5OH, quando ingerido, provoca alterações no organismo humano. Em algumas pessoas, acima de uma concentração de 0,30g de álcool por litro de sangue, o risco de acidentes automobilísticos aumenta. Um adulto tem, em média, 7 litros de sangue. Para que essas pessoas possam tomar uma bebida alcóolica sem cair na faixa de risco podem ingerir uma quantidade de álcool etílico, no máximo, igual a:

Resolva a questão aqui ›


Sobre a avaliação de disponibilidades hídricas de superfície e as condições a serem observadas, é correto afirmar:

Resolva a questão aqui ›


Segundo as novas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) O valor da parcela de Depreciação, Amortização ou Exaustão deve ser reconhecido no resultado como despesa orçamentária e no Balanço Patrimonial, representado em conta redutora do respectivo ativo.

( ) O valor depreciado, amortizado ou exaurido, apurado mensalmente, deve ser reconhecido nas contas de resultado do exercício.

( ) A depreciação, a amortização e a exaustão devem ser reconhecidas até que o valor do bem registrado na Contabilidade, em determinada data, deduzido da correspondente depreciação, amortização ou exaustão acumulada, seja igual ao montante líquido que a entidade espera, com razoável segurança, obter por um ativo no fim de sua vida útil econômica, deduzidos os gastos esperados para sua alienação.

( ) Para as entidades do Setor Público, a depreciação e a amortização cessam quando o ativo torna-se obsoleto ou é retirado temporariamente de operação.

( ) Estão sujeitos ao regime de depreciação os bens móveis de natureza cultural, tais como obras de artes, antiguidades, documentos, bens com interesse histórico, bens integrados em coleções, entre outros.

Resolva a questão aqui ›