Para um designer gráfico o suporte mais comum é o papel. Partindo dessa afirmação podemos dizer sobre seu uso comum no contexto profissional que:
os artistas pintavam designs de pôsters, que eram transferidos à mão para a superfície plana das pedras litográficas – uma para cada cor, chegando-se às vezes a utilizar quinze delas.
o desenho com “traços-chaves” de Chéret – que ele passara a imprimir em azul, em vez de preto – estabelecia o design do pôster e era transferido para as pedras litográficas como uma espécie de guia para cada cor.
o uso da metáfora visual, em que um objeto é identificado como uma ideia, era muito comum nas charges políticas, e que deram origem às histórias em quadrinhos.
nos pôsteres seu uso era mais raro, mas foi muito bem empregado num dos designs mais influentes e de maior impacto. O desenho com “traços-chaves” de Chéret – que ele passara a imprimir em azul, em vez de preto – estabelecia o design do pôster.
a folha avulsa, impressa apenas de um lado, pode ser um pôster ou uma carta. Quando é dobrada uma vez, torna-se um folheto; múltiplas folhas dobradas e aparadas formam uma revista ou livro.
Navegue em mais questões
{TITLE}
{CONTENT}