Considerando que, conforme a doutrina, a moderna sociolog...

Considerando que, conforme a doutrina, a moderna sociologia criminal apresenta teorias e esquemas explicativos do crime, assinale a opção correta acerca dos modelos sociológicos explicativos do delito.
  • A. Para a teoria ecológica da sociologia criminal, que considera normal o comportamento delituoso para o desenvolvimento regular da ordem social, é imprescindível e, até mesmo, positiva a existência da conduta delituosa no seio da comunidade.
  • B. A teoria do conflito, sob o enfoque sociológico da Escola de Chicago, rechaça o papel das instâncias punitivas e fundamenta suas ideias em situações concretas, de fácil comprovação e verificação empírica das medidas adotadas para contenção do crime, sem que haja hostilidade e coerção no uso dos meios de controle.
  • C. A teoria da integração, ao criticar a teoria consensual na solução do conflito, rotula o criminoso quando assevera que o delito é fruto do sistema capitalista e considera o fator econômico como justificativa para o ato criminoso, de modo que, para frear a criminalidade, devem-se separar as classes sociais.
  • D. A Escola de Chicago, ao atentar para a mutação social das grandes cidades na análise empírica do delito, interessa-se em conhecer os mecanismos de aprendizagem e transmissão das culturas consideradas desviadas, por reconhecê-las como fatores de criminalidade.
  • E. A teoria estrutural-funcionalista da sociologia criminal sustenta que o delito é produto da desorganização da cidade grande, que debilita o controle social e deteriora as relações humanas, propagando-se, consequentemente, o vício e a corrupção, que são considerados anormais e nocivos à coletividade.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considere a planilha produzida com a ferramenta Microsoft Office Excel 2007 (configuração padrão)

A sequência está correta em

Resolva a questão aqui ›


A molécula de RNA mensageiro difere da molécula de DNA acima representada pelo fato de ser formada por uma única fita.

As bases nitrogenadas adenina e guanina são chamadas de purinas e são compostas por um anel pirimidínico fundido a um anel imidazólico.

Resolva a questão aqui ›


A exposição a misturas de alguns ácidos é bem estabelecida como cancerígena para a laringe. Assinale a alternativa que exemplifica esses ácidos:

Resolva a questão aqui ›