Acerca dos modelos teóricos explicativos do crime, oriund...

Acerca dos modelos teóricos explicativos do crime, oriundos das teorias específicas que, na evolução da história, buscaram entender o comportamento humano propulsor do crime, assinale a opção correta.
  • A. O modelo positivista analisa os fatores criminológicos sob a concepção do delinquente como indivíduo racional e livre, que opta pelo crime em virtude de decisão baseada em critérios subjetivos.
  • B. O objeto de estudo da criminologia é a culpabilidade, considerada em sentido amplo; já o direito penal se importa com a periculosidade na pesquisa etiológica do crime.
  • C. A criminologia clássica atribui o comportamento criminal a fatores biológicos, psicológicos e sociais como determinantes desse comportamento, com paradigma etiológico na análise causal-explicativa do delito.
  • D. Entre os modelos teóricos explicativos da criminologia, o conceito definitorial de delito afirma que, segundo a teoria do labeling approach, o delito carece de consistência material, sendo um processo de reação social, arbitrário e discriminatório de seleção do comportamento desviado.
  • E. O modelo teórico de opção racional estuda a conduta criminosa a partir das causas que impulsionaram a decisão delitiva, com ênfase na observância da relevância causal etiológica do delito.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

A análise e o projeto orientados a objetos aplicam os conceitos fundamentais de orientação a objetos para a construção de modelos de software. Acerca desses conceitos e de sua aplicação nas fases de análise e projeto de software, julgue os itens seguintes.

O projeto orientado a objetos tem como um de seus objetivos a redução, a um mínimo, do número de relações de associação entre classes, o que resulta em diminuição significativa do acoplamento entre os módulos do software. Esse processo é denominado de particionamento funcional.

Resolva a questão aqui ›


Considere as situações descritas a seguir.

Situação 1

Os inspetores de uma empresa devem, ao final do dia, reportar-se ao gerente de seu departamento para terem seu trabalho avaliado.

Situação 2

Os funcionários de uma Universidade uniram-se com o intuito de reivindicar melhores condições salariais.

Situação 3

Aos domingos, um grupo de operários de uma empresa metalúrgica reúne-se para assistir aos jogos de seu time de futebol.

Ao se classificarem os grupos em formais e informais, percebem-se 4 tipos específicos. A partir desse modo de classificação, verifica-se que é característica do grupo da situação

Resolva a questão aqui ›


Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

As definições de adolescência frequentemente vinculam-se à idade e às transformações anatômicas e fisiológicas características da puberdade. Do ponto de vista cronológico, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera adolescente o indivíduo entre __________ de idade e de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) – Lei n. 8.069, de 13/07/1990 - é considerado adolescente o indivíduo entre __________ de idade.

Resolva a questão aqui ›