A criminologia moderna...

A criminologia moderna
  • A. é uma ciência normativa, essencialmente profilática, que visa oferecer estratégias para minimizar os fatores estimulantes da criminalidade e que se preocupa com a repressão social contra o delito por meio de regras coibitivas, cuja transgressão implica sanções.
  • B. ocupa-se com a pesquisa científica do fenômeno criminal — suas causas, características, sua prevenção e o controle de sua incidência —, sendo uma ciência causal-explicativa do delito como fenômeno social e individual.
  • C. ocupa-se, como ciência causal-explicativa-normativa, em estudar o homem delinquente em seu aspecto antropológico, estabelece comandos legais de repressão à criminalidade e despreza, na análise empírica, o meio social como fatores criminógenos.
  • D. é uma ciência empírica e normativa que fundamenta a investigação de um delito, de um delinquente, de uma vítima e do controle social a partir de fatos abstratos apreendidos mediante o método indutivo de observação.
  • E. possui como objeto de estudo a diversidade patológica e a disfuncionalidade do comportamento criminal do indivíduo delinquente e produz fundamentos epistemológicos e ideológicos como forma segura de definição jurídico-formal do crime e da pena.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considere que uma firma pode utilizar dois insumos, A e B, como substitutos perfeitos, podendo ser utilizados conjuntamente. Se a isoquanta é dada por 24 = 6a + 3b, é correto afirmar que a Taxa Marginal de Substituição Técnica − TMST

Resolva a questão aqui ›


No que se refere a capacidade, domicílio, responsabilidade e crédito tributários, julgue os itens subsequentes.

Mesmo que não tenha sido regularmente constituída, determinada pessoa jurídica que atue no ramo de prestação de serviços de limpeza estará obrigada a recolher o imposto sobre serviços, uma vez que a capacidade tributária passiva independe de estar a pessoa jurídica regulamente constituída, bastando que configure uma unidade econômica ou profissional.

Resolva a questão aqui ›


Examine os trechos destacados a seguir:

I. “[...] o general passou a figurar com mais frequência no noticiário [...]”

II. “[...] afirmou em entrevista ao programa do jornalista Roberto D’Ávila [...]”

III. “[...] que vê no crime organizado a ‘maior ameaça à soberania nacional’.”

IV. “[...] ocupar um espaço central no debate sobre criminalidade e violência.”

As expressões destacadas exprimem uma circunstância que modifica o sentido de um verbo, com EXCEÇÃO de apenas:

Resolva a questão aqui ›