Sobre a Provisão para Devedores Duvidosos, cujo cálculo d...

Sobre a Provisão para Devedores Duvidosos, cujo cálculo de valor e contabilização obedece a determinados critérios, é correto afirmar que

  • A.

    o cálculo pode ser feito pela análise individual dos clientes, pela determinação da provisão mediante a aplicação de uma percentagem sobre as vendas, ou sobre o saldo de créditos a receber no final do ano.

  • B.

    quando se reconhece um título como incobrável, lança-se o valor correspondente a crédito de Provisão para Devedores Duvidosos e a débito de Duplicatas a Receber.

  • C.

    para efeito contábil das provisões, debita-se Despesas com Provisão, creditando igual valor diretamente na conta Clientes ou na conta Duplicatas a Receber.

  • D.

    o saldo de Provisão para Devedores Duvidosos porventura existente ao final do exercício será adicionado a novas provisões para o exercício seguinte.

  • E.

    a conta Provisão para Devedores Duvidosos tem natureza devedora.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

No que se refere a procedimentos gerais de manutenção preventiva e corretiva em equipamentos eletrônicos, julgue os itens subseqüentes.

Na verificação de cabos para comunicação de dados ponto-a-ponto entre equipamentos, o contato elétrico deve ser verificado pino-a-pino; por exemplo, o pino n.º 1 de um lado do cabo deve estar conectado ao mesmo pino n.º 1 da outra extremidade.

Resolva a questão aqui ›


Em laboratórios analíticos, diversas substâncias e soluções de reagentes químicos são empregadas nas análises de rotina. Essas soluções devem ser corretamente preparadas, e várias delas devem ser padronizadas antes de serem utilizadas. Há, ainda, a necessidade do correto armazenamento, estocagem, descarte ou destinação final dessas soluções ou suas misturas. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Soluções de KMnO4 são alteradas pela luz e por matéria orgânica.

Resolva a questão aqui ›


Sobre a substância representada pela fórmula estrutural acima, pode-se afirmar que:

I - trata-se do dodecilbenzeno sulfonato de sódio linear;

II - é um tensoativo aniônico utilizado na fabricação de detergentes;

III - a região hidrofílica da molécula é composta pelos átomos da cadeia alquílica;

IV - apresenta alta biodegradabilidade em função da ausência de ramificações em sua cadeia alquílica.

Estão corretas APENAS as afirmativas:

Resolva a questão aqui ›