A companhia X, cujo patrimônio líquido é de R$ 32.500, in...

A companhia X, cujo patrimônio líquido é de R$ 32.500, investiu, nas empresas I, II, III, IV e V, os valores ilustrados no quadro acima. Essas empresas distribuíram 40% de seus resultados líquidos e já efetuaram o respectivo repasse aos investidores.

Nessa situação, a companhia X deve registrar o resultado dos investimentos como

  • A.

    débito no disponível, débito em participação em outras empresas e débito em dividendos a receber; crédito em equivalência patrimonial e em receita de dividendos.

  • B.

    débito no disponível; crédito de equivalência patrimonial e crédito de receita de dividendos.

  • C.

    débito no disponível e no realizável em longo prazo; crédito de receita de dividendos e crédito de equivalência patrimonial.

  • D.

    débito em participação em outras companhias; crédito de equivalência patrimonial e crédito de receita de dividendos.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Paciente com 22 anos de idade, asmático desde a infância, consulta no pronto-socorro com dispneia intensa, taquipneia e tosse não produtiva de aproximadamente uma hora de evolução. O episódio atual começou durante seu treino de futsal à noite. Após quatro inalações de salbutamol, sendo cada uma de 100 mcg, não conseguiu controlar os sintomas da crise atual. Em casa, o paciente faz uso irregular de inaladores. Apresenta sintomas noturnos mais de uma vez por semana e, diariamente, sintomas durante o dia. O exame físico apresentou: 40 respirações por minuto, 116 batimentos cardíacos por minuto, pálido, mucosas cianóticas, utiliza os músculos respiratórios acessórios, sibilâncias generalizadas à ascultação pulmonar e ruídos cardíacos diminuídos.

Com base nesse caso clínico, julgue os seguintes itens.

Nesse paciente, um resultado de pressão parcial de CO2 (PaCO2) normal ou levemente elevado na análise de gases arteriais indica que o caso é grave e há riscos de insuficiência respiratória.

Resolva a questão aqui ›


M. A. O., 25 anos de idade, sexo feminino, previamente hígida, vai a consulta no PSF para a entrega de exames de rotina, com hemograma normal (Hb = 13 g/dL, leucócitos = 6.000/mm3 e plaquetas = 200.000/mL), EAS sem alterações, ureia = 30 mg/dL, creatinina = 0,8 mg/dL e exame Papanicolau dentro da normalidade. Durante a consulta, a paciente se queixa de discreta lombalgia ao realizar as atividades domésticas, sendo então orientada pela médica a fazer uso de ibuprofeno 600 mg a cada 8 horas, em caso de dor. Uma semana após a consulta, a paciente retorna em razão do edema em MMII e por estar “urinando menos”. Ela relata ter feito uso da medicação prescrita todos os dias após a consulta, conforme a médica havia orientado. É encaminhada ao pronto-socorro, onde são solicitados exames gerais, com os seguintes resultados: HGT = 95 mg/dL, Hb = 12 g/dL, Na+ = 142 mEq/L, K+ = 3,8 mEq/L, Cl- = 114 mEq/L, pH = 7,38, BIC = 24 mmoL/L, pCO2 = 38 mmHg, pO 2 = 99 mmHg, creatinina = 4,3 mg/dL e ureia = 90 mg/dL.

Acerca desse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Um dos mecanismos pelos quais o ibuprofeno causa lesão renal aguda seria o fato de inibir a síntese das prostaglandinas no rim, causando vasodilatação da arteríola aferente renal e, consequentemente, redução na taxa de filtração glomerular.

Resolva a questão aqui ›


Considerando as disposições do PMBOK, julgue os itens de 108 a 113, relativos a processos e áreas de gerenciamento de projetos.

Ao se detectar uma ação que ponha em risco o projeto, as mudanças necessárias devem ser feitas de maneira pontual e imediata, sendo inviável a realização de controles gerais ou integrados de mudanças.

Resolva a questão aqui ›