O controle da dor em odontologia requer conhecimento abra...

O controle da dor em odontologia requer conhecimento abrangente do 5.º par craniano. Julgue os itens subseqüentes a respeito desse nervo facial.

(  ) As fibras motoras do nervo trigêmeo suprem os seguintes músculos: mastigatórios — incluindo o masseter, o temporal, o pterigoídeo medial e o pterigoídeo lateral —, milioídeo, ventre anterior do músculo digástrico, tensor do tímpano e tensor do véu palatino.

(  ) As fibras da raiz sensitiva do nervo trigêmeo entram na porção côncava de cada crescente e as três divisões sensoriais desse nervo (facial, maxilar e mandibular) tornam-se não-convexas.

(  ) A divisão maxilar emerge na superfície anterior da face através do forame infra-orbitário, sendo responsável pela inervação da pele — porção média da face, pálpebra inferior, face lateral do nariz e lábio superior —, da membrana mucosa — nasofaringe, seio maxilar, palato mole, tonsila e palato duro —, dos dentes superiores e dos tecidos periodontais.

(  ) A divisão mandibular é o maior ramo do nervo trigêmeo, que é um nervo misto com duas raízes: uma grande sensitiva e uma raiz motora, menor, responsável por toda a inervação motora do trigêmeo.

(  ) A raiz sensitiva da divisão mandibular é responsável pela inervação das seguintes estruturas: pele — região temporal, orelha, meato auditivo externo, bochecha, lábio inferior e parte inferior da face —, membrana mucosa — bochecha e dois terços anteriores da língua —, dentes inferiores, tecidos periodontais, osso da mandíbula, articulação temporomandibular e glândula parótida.

Marque a alternativa correta:

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis