A palavra patologia tem origem no latim (pathos = sofrimento, e logos = estudo) e por definição é estudo do sofrimento. A célula é a unidade de estudo morfológico das alterações; portanto, em seus padrões de resposta às diversas injúrias está a base do conhecimento desta ciência. A respeito das alterações celulares, assinale a opção correta.
Hiperplasia e hipertrofia são respostas adaptativas que podem ser conseqüência de agressões prolongadas ou de repetição.
A displasia pode ser definida pela presença de apoptose em graus variados no tecido acometido.
Na inflamação aguda, há migração celular, e o estudo citopatológico do órgão afetado mostra um número aumentado de linfócitos e plasmócitos.
A atrofia de um tecido pode ser diagnosticada por exame citopatológico pela ausência de células do tecido nos preparados citológicos.
Navegue em mais questões
{TITLE}
{CONTENT}