Questão Q130481
2004 Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)
Prova: Concurso Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) - Tecnologista Júnior (Código E11) - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) do ano 2004 Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

A figura acima apresenta os módulos de uma arquitetura tí...

A figura acima apresenta os módulos de uma arquitetura típica de SGBD, em que as linhas tracejadas indicam os pontos de acesso (A, B, C, D e E) que são controlados pelo gerenciador de dados armazenados no disco. Os números 1, 2, 3 e 4, na parte superior da figura, indicam os pontos de acesso dos usuários do SGBD, que estão agrupados em quatro categorias: programadores de aplicação, usuários casuais, usuários paramétricos e DBA (administradores de base de dados). Com base na arquitetura descrita, julgue os itens a seguir.

Sendo o SGBD do tipo relacional, a função do módulo “compilador DML” é compilar comandos para inserção, remoção, alteração e consultas de tuplas e tabelas do SBGD.

Comentários

Faça login para participar da discussão.

Cadastre-se Gratuitamente
Carregando comentários...