A respeito das dinâmicas econômicas globais e os impactos no comércio internacional, considere os gráficos a seguir, observando algumas tendências básicas que a estatística traz com um sentido de importância sem precedentes nas relações econômicas internacionais.
Em análise aos gráficos anteriores, marque
V para as afirmativas verdadeiras e
F para as falsas.
( ) A característica mais evidente da figura 1 é a tendência ascendente prolongada tanto das importações quanto das exportações.
( ) Embora a importação e a exportação tenham aumentado, a importação aumentou mais, causando um grande
superavit comercial.
( ) Nos EUA, tanto as importações quanto as exportações reduziram em 2009. Esse declínio refletiu a crise econômica global que começou em 2008 e nos lembra das relações próximas entre as negociações mundiais e o estado global da economia do mundo.
( ) Se as relações econômicas internacionais se tornaram cruciais para os Estados Unidos, elas são ainda mais cruciais para outras nações, conforme demonstrado na figura 2, onde se observa a média das importações e exportações como uma porcentagem do Produto Interno Bruto (PIB) para alguns países.
( ) Os Estados Unidos, por seu tamanho e diversidade de recursos, dependem mais do comércio internacional do que as outras nações constantes da figura 2.
A sequência está correta em