A...

#Questão 1075013 - Agropecuária, Pecuária, CESPE / CEBRASPE, 2025, EMBRAPA, Pesquisador – Área Ciências Agrárias – Subárea: Melhoramento Genético Animal

        A Embrapa apresentou ao mercado o primeiro aplicativo de exame andrológico do Brasil. Em desenvolvimento desde 2022, a nova ferramenta tem potencial para incrementar a pecuária de corte no Brasil, uma vez que auxilia médicos-veterinários na seleção de reprodutores bovinos com melhor desempenho genético. Construída por equipes da Embrapa Pantanal (MS) e Embrapa Gado de Corte (MS), a plataforma é gratuita e pode ser usada em dispositivos móveis e computadores, em todo o território nacional. O app já está à disposição de parceiros para ampla adoção, em programas de melhoramento genético e por empresas de equipamentos veterinários.


        O aplicativo contém um conjunto de informações, organizadas e padronizadas, que auxiliam o médico-veterinário na realização de exames clínicos, físicos e morfológicos. Além disso, esses dados agilizam a emissão de laudos e o diagnóstico final para os proprietários, com base nos seguintes critérios: apto, apto para monta natural, inapto temporário ou inapto.


        Um dos maiores ganhos de inovação propiciado pelo app é a padronização da qualidade. Além disso, ele é capaz de gerar um banco de dados com informações relevantes para o setor, como quantidade de exames andrológicos realizados por ano, idade dos touros, quantidade de patologias, regiões que apresentam mais problemas relacionados a enfermidades espermáticas, entre outras. Os dados técnicos do animal serão disponibilizados pela Embrapa, a fim de contribuir com futuras demandas de pesquisa.


Aplicativo para exame andrológico de bovinos é o novo aliado da pecuária de corte no Brasil. EMBRAPA notícias, 2024.

Acerca de conceitos relacionados ao texto, julgue o item seguinte. 


Para se chegar ao resultado de performance de um rebanho utilizando-se o método EPMURAS utiliza-se o índice iTPP = (0,40 × iGP300) + (0,10 × iP610) + (0,35 × iPE) + (0,15 × iEPMURAS), em que iTPP corresponde ao índice de teste de performance a pasto, iGP300, ao índice de relação entre ganho de peso diário individual obtido em 300 dias e a média geral para ganho de peso aos 300 dias, iP610, ao índice de relação entre peso individual ajustado aos 610 dias e a média geral para peso aos 610 dias, iPE, ao índice de relação entre o perímetro escrotal individual aos 365 dias e a média geral para PE aos 365 dias e iEPMURAS, ao índice de relação entre o EPMURAS individual e a média geral de EPMURAS. 

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis