A precisão e a exatidão das medidas de um método analít

A precisão e a exatidão das medidas de um método analítico são fundamentais para a garantia da qualidade dos resultados obtidos. Medidas inexatas em um laboratório podem acarretar erros de interpretação de um determinado fenômeno, perda de produção na indústria, tratamentos equivocados e desperdício de energia em diversos setores produtivos e na sociedade. Portanto, todo método analítico deve apresentar um grau minimanente aceitável de precisão e exatidão dos resultados. Para isso, análises comparativas entre métodos independentes e análises de materiais de referência certificados devem ser realizadas para determinação desses parâmetros a partir dos resultados experimentais.


A figura a seguir ilustra quatro situações hipotéticas que podem acontecer nos resultados de medição por um determinado método analítico.


20_47.png (387×455)

Fonte: Cienfuegos, Freddy. Estatística aplicada ao laboratório:

Rio de Janeiro: Interciência, 2005. p.7. (Adaptado)


Nesta figura, o centro do alvo simboliza o resultado esperado para as medidas repetidas em relação ao certificado de referência da amostra analisada. De acordo com essa definição, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) em cada afirmativa a seguir.


(  ) Na situação A os resultados são imprecisos.


(  ) Na situação B os resultados são inexatos.


(  ) Na situação C os resultados são precisos, mas inexatos.


(  ) Na situação D os resultados são imprecisos, mas exatos.


A sequência correta é

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis