Questões de Segurança no Trabalho de Toxicologia

Pesquise mais Questões de Segurança no Trabalho de Toxicologia abaixo,

FCC - TRT 5ª - Analista Judiciário - Engenharia (Segurança do Tra - 2013
Segurança no Trabalho / Toxicologia

O contato permanente em atividade profissional sem as devidas proteções com agentes etiológicos ou fatores de risco de natureza ocupacional, como o amianto, pode causar doenças como

a) leucemias.
b) derrame pleural.
c) síndromes mielodisplásicas.
d) encefalopatia tóxica crônica.
e) dermatite de contato.

CETRO - ANVISA - Analista Administrativo - área 4 - 2013
Segurança no Trabalho / Toxicologia

Considerando o que diz o Ministério da Saúde a respeito das doenças infecciosas e parasitárias relacionadas ao trabalho, analise as assertivas abaixo.

I. Tuberculose, carbúnculo e brucelose podem ser considerados doenças relacionadas ao trabalho.
II. Dengue, hepatites virais e malária não podem ser consideradas doenças relacionadas ao trabalho.
III. Tétano, febre amarela e leishmaniose cutânea não podem ser consideradas doenças relacionadas ao trabalho.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e III, apenas.
e) II e III, apenas.

CETRO - ANVISA - Analista Administrativo - área 4 - 2013
Segurança no Trabalho / Toxicologia

A ataxia cerebelosa é considerada uma doença do sistema nervoso relacionada ao trabalho. Assinale a alternativa que apresenta os agentes causadores dessa doença.

a) Manganês e seus compostos tóxicos.
b) Cádmio e seus compostos tóxicos.
c) Chumbo e seus compostos tóxicos.
d) Tolueno e xileno.
e) Mercúrio e seus compostos tóxicos.

CETRO - ANVISA - Analista Administrativo - área 4 - 2013
Segurança no Trabalho / Toxicologia

Existem vários tipos de doenças relacionadas a estressores emocionais e interpessoais crônicos do trabalho. A síndrome que envolve a atitude e conduta negativa com relação aos usuários, aos clientes, à organização e ao trabalho, sendo uma experiência subjetiva que acarreta prejuízos emocionais ao trabalhador e à organização, é denominada Síndrome

a) do Pânico.
b) de Burnout.
c) de Reye.
d) de Guillain-Barré.
e) de Guyon.

FCC - TJ - PA - Auxiliar Judiciário - Técnico em Segurança do Trab - 2009
Segurança no Trabalho / Toxicologia

Certos indivíduos possuem a capacidade de absorver lenta e gradativamente pequenas quantidades de produto tóxico sem grandes consequências. Este fenômeno é chamado de

a) sinergismo.
b) mitridização.
c) taquifilaxia.
d) enolismo.
e) toxicoplasmose.

CAIPIMES - São Paulo Turismo - Engenheiro de Segurança no Trabalho - 2007
Segurança no Trabalho / Toxicologia

A determinação dos xenobióticos no ambiente de trabalho é parte das atividades de toxicologia ambiental. Para se apreciar o risco da exposição ocupacional a xenobióticos, poderão ser efetuados três programas de avaliação. O programa que procura detectar os efeitos adversos, algumas vezes precoces, resultantes da exposição de uma determinada população ou indivíduo à substância química é conhecido como:

a) vigilância sanitária.
b) monitorização ambiental.
c) vigilância em saúde.
d) monitorização biológica.

VUNESP - Pref- Louveira SP - Engenheiro de Segurança do Trabalho - 2007
Segurança no Trabalho / Toxicologia

A respeito das doenças relacionadas ao trabalho, é correto afirmar que

a) os trabalhadores que apresentaram alterações hematológicas devido à exposição ao benzeno não deverão ser considerados susceptíveis ou hipersensibilizados para que não sofram qualquer estigmatização.
b) para a LER os exames complementares para detecção da moléstia incluem ultra-sonografia e eletroneuromiografia que, em conjunto com o exame clínico, irão permitir maior confiança no diagnóstico.
c) entre os agravos à saúde que podem acometer os trabalhadores que são obrigados, durante o exercício de suas atividades profissionais, a suportar pressões maiores que a atmosférica, estão a doença descompressiva e a embolia traumática pelo ar.
d) entre as formas mais agressivas da asbestose estão aquelas causadas pelo amianto do grupo dos anfibólios como a crisotila (asbesto azul) e do grupo das serpentinas, como a crocidolita (amianto branco).
e) a perda auditiva ocupacional constitui-se de comprometimento sensorial do tipo sensoneural, decorrente da exposição sistemática em níveis de pressão sonora elevados, cuja reversibilidade é extremamente lenta.

VUNESP - Pref- Louveira SP - Engenheiro de Segurança do Trabalho - 2007
Segurança no Trabalho / Toxicologia

Sobre as doenças relacionadas ao trabalho, julgue a correção de cada assertiva a seguir e, depois, escolha a alternativa que traz a seqüência correta.
I. Na avaliação de possível inaptidão para o trabalho provocada por perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados, deve-se levar em consideração, entre vários outros fatores, o traçado audiométrico ou a evolução seqüencial de exames audiométricos, a demanda auditiva do trabalho ou da função e os programas de conservação auditiva aos quais tem ou terá acesso o trabalhador.
II. Na intoxicação com mercúrio, a absorção cutânea é inexistente quando o metal está na forma de óxido, de maneira que as vias de contaminação são a oral e a respiratória, sendo que, no caso do manganês, a via respiratória é praticamente a única que apresenta papel importante devido à alta solubilidade do óxido do metal nas vias aéreas superiores.
III. O monóxido de carbono, tóxico severo, compete com a hemoglobina do sangue no transporte de oxigênio, causando anóxia (falta de oxigênio) e leva à asfixia grave. Inicialmente aparecem dores de cabeça, fraqueza muscular, náuseas e vômitos, desmaios que, em não havendo pronta intervenção e cuidados intensivos, evolui para o coma seguido de morte.
IV. A anemia causada pelo benzeno é irreversível e ocorre por destruição das estruturas produtoras de sangue, mesmo em pequenas concentrações. O benzeno altera o funcionamento do sistema nervoso, causando depressão; além disso, é irritante da pele e das mucosas e pode causar lesões no fígado e leucemia.

a) V - F - V - V
b) V - F - F - V
c) F - V - V - F
d) F - V - F - V
e) V - V - V - F

CESGRANRIO - PETROBRAS - Engenheiro(a) de segurança pleno - 2006
Segurança no Trabalho / Toxicologia

Em relação à toxicologia, é correto afirmar que:

a) o gás acetileno é asfixiante simples.
b) o gás dióxido de carbono é irritante secundário.
c) o sinergismo ocorre quando duas substâncias estão presentes no organismo, podendo resultar na completa eliminação dos efeitos tóxicos.
d) a intoxicação aguda é a exposição longa e repetida a um agente tóxico.
e) as poeiras são aerodispersóides formados por dispersão e constituídos por partículas sólidas com diâmetro menores que um mícron.

FGV - PGM - RJ - Engenheiro - Segurança do Trabalho - 2004
Segurança no Trabalho / Toxicologia

O sabor metálico é um dos transtornos digestivos que ocorrem no trabalhador intoxicado pelo:

a) mercúrio b) chumbo c) vanádio d) cádmio

Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.