Questões de Português de Gramática Avançada

 /   /   /  Gramática Avançada

Pesquise mais Questões de Português de Gramática Avançada abaixo,

UFSC - UFSC - Fotógrafo - 2012
Português / Gramática Avançada

Otávio
Março de 1984, véspera da partida.

Do prédio onde eu trabalhava dava para ver o mar. Via as barcas irem e voltarem de Niterói. Sonhava em ter um barco em que eu pudesse viver nele. Não teria mais casa, ou endereço fixo. Mas sempre me faltava coragem, e os planos iam para a gaveta. Até que meu cunhado veio me visitar. Um cara no qual não se pode confiar nem um trocado para comprar cerveja me propôs um negócio que mudaria minha vida!
Levei duas semanas para ter notícias do meu cunhado. Quando me dei conta, descobri que ele tinha me enfiado num negócio de exportação de sardinha em lata e que eu era o dono de um pesqueiro velho e enferrujado. Isto me arruinou! Fiquei com o nome sujo na praça, fui demitido e minha mulher ficou sem falar comigo. Me desesperei. Saí meio sem rumo, cambaleando entre os carros e fui parar no parapeito da estação das barcas. Foi quando vi a barca. Linda. Lembrei do meu sonho. O sonho do barco. O sonho de liberdade. Por que adiar mais? O destino desamarrou meus laços, cortou minhas raízes e havia me empurrado até ali. Fez tudo por mim e eu não tinha percebido. Agora era a minha vez!
Uma semana de providências e estávamos prontos para partir. A bordo do veleiro, eu, Marilda, meus filhos David e Felipe, e minha sogra, dona Guiomar, que eu chamava carinhosamente “A Coisa”, embora Marilda não gostasse. Temos comida congelada para a primeira semana. Depois a gente se vira.

PAIVA, Cláudio. Inferno no mar: o diário de bordo da família Schoeller. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995. p. 9-14. [texto adaptado]



Assinale a alternativa CORRETA, de acordo com o texto.

a) O sonho de liberdade de Otávio era sair pelo mundo sem destino certo.
b) Graças ao cunhado, um amigo confiável de Otávio, o negócio de pescados foi rentável.
c) A família partiu em viagem no pesqueiro velho e enferrujado que Otávio adquiriu por influência de seu cunhado.
d) O narrador comemorou ao ser demitido de seu trabalho, pois só assim ele poderia realizar seu sonho.
e) Há anos a família de Otávio estava se organizando para a grande viagem.

UPENET - EMPREL - Analista de Informática de Suporte - 2012
Português / Gramática Avançada

CANDIDATO SOFRE E COMO...

Autor desconhecido


Pontualmente, às 7h, o portão se abre. No corre-corre, corpos se batem, atropelam-se, quase tombam. Cada um procura a sua sala, a maioria com passos acelerados, e poucos, a passos de tartaruga. Esquecimento de caneta, de identidade, de alguma documentação exigida pelo processo gera tumulto em algumas salas. Os responsáveis agilizam providências pertinentes. Para muitos, é momento de tensão, de expectativa. É momento de na “pena” e no papel demonstrarem suas “aprendizagens”. O candidato pena na “pena”, sobretudo aqueles desprovidos de conteúdo. Estes apelam para os neurônios, mas nada têm o que dizer. Sala silenciosa, alguns tentam espichar o pescoço em busca de respostas, outros se fixam de tal forma nas questões que o mundo parece “morrer”. Suor para alguns. Dor de cabeça para outros. Poucos são os que mantêm a calma. E ainda dizem que vida de candidato é moleza.
Candidato sofre e como...



Analise os itens abaixo e assinale V para os Verdadeiros e F para os Falsos.
( ) "Os responsáveis agilizam providências pertinentes." - se os termos sublinhados estivessem no singular, estaria correto o trecho: O responsável agiliza providência pertinente.

( ) "Estes apelam para os neurônios, mas nada têm o que dizer" - se o termo sublinhado estivesse no singular, seria correto dizer: Este apela para os neurônios, mas nada tem o que dizer.

( ) "No corre-corre, corpos se batem, atropelam-se, quase tombam" - imaginando que a ação já tivesse acontecido, estaria correto o trecho: No corre-corre, corpos se batiam, atropelavam-se, tombariam.
( ) "Os responsáveis agilizam providências pertinentes" - no caso de a ação ainda vir a acontecer, estaria correto o trecho: Os responsáveis agilizaram providências pertinentes.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

a) V, V, F, F.
b) F, V, V, F.
c) F, F, V, F.
d) F, V, F, F.
e) V, F, V, F.

FCC - TJ - RJ - Analista Judiciário - Comissário de Justiça da Inf - 2012
Português / Gramática Avançada

Fim de linha
A invenção da máquina de escrever é atribuída ao inglês Henry Mills, em 1713. Era destinada a cegos, chegou a ser patenteada, mas jamais saiu do papel. A partir daí, a intermediação da mecânica no milenar ofício de escrever empunhando pincéis, penas, tintas, lápis, carvão e tantos outros artefatos manuais foi dando saltos. Assiste-se, agora, ao fechamento da última fábrica de máquina de escrever mecânica do mundo.
Ainda há gente, como o professor de filosofia Richard Polt, de Cincinatti, que a usa. “Frequentemente desligo o computador para escrever o primeiro esboço de algum trabalho mais sério numa máquina mecânica. É a maneira mais garantida de não cair na tentação de abrir e-mails ou ficar me distraindo na internet. O bom das máquinas antigas é que você só pode fazer uma coisa com elas: escrever.”
Polt mantém um site na internet que abriga material de consolo para quem sofre de abstinência de conquistas passadas. “Máquinas de escrever manuais são para os ousados, os audaciosos, os que arriscam. Os perfeccionistas, em suma. Por quê? Uma vez que uma tecla é acionada, não há mais volta. Se você errar, só lhe restará recolher-se à sua vergonha e tentar camuflar o erro”, escreveu um frequentador assíduo.
Mas ainda há linhas de montagem de máquinas de escrever elétricas e eletrônicas que continuam a pleno vapor. Sua principal clientela é cativa. Literalmente: vive atrás das grades. Proibida de usar computador, a população carcerária americana é garantia de longa vida para uma indústria tão confinada quanto seus usuários.

(Adaptado da revista Piauí 57, junho de 2011)



Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido deste segmento do 3º parágrafo:

a) abriga material de consolo = desfecha matérias remanescentes
b) abstinência de conquistas passadas = discrição de vitórias pregressas
c) Os perfeccionistas, em suma = os obstinados, por exemplo
d) recolher-se à sua vergonha = reduzir seu próprio vexame
e) tentar camuflar o erro = buscar dissimular o engano

FCC - MPE - RN - Anal- de TI - Desenvolvimento de Sistemas - 2010
Português / Gramática Avançada

Os bons selvagens mirins


Garotos podem ser maus? Embora a visão romantizada da infância sugira a existência de uma pureza primordial, crianças, como qualquer outro animal social, são capazes tanto de atitudes do mais profundo egoísmo - de crueldade mesmo - quanto de gestos altruístas. É um clássico caso de copo meio cheio ou meio vazio.
E a pergunta interessante é: por que tanta gente deixa seletivamente de ver os fatos que não lhe convêm para sustentar o mito da infância angelical? Parte da resposta está na biologia. Bebês e crianças comovem e mobilizam nossos instintos de cuidadores. Estes serezinhos foram "desenhados" com características que exploram nossos vieses sensórios. Tais traços são há décadas conhecidos de artistas como Walt Disney.
E, se essa é a base biológica do "amor às crianças", sobre ela passaram a operar poderosos fatores culturais, que reforçaram essa predisposição natural até torná-la uma ideologia. Enquanto bebês nasciam aos borbotões e morriam em proporções parecidas - o que ocorreu durante 99,9% da história -, víamos o óbito de filhos como algo, se não natural, ao menos esperado. Evitávamos investir tudo num único rebento. Com o surgimento da família burguesa, a partir do século 16, as coisas começaram a mudar. Ter um bebê e vê-lo chegar à idade adulta deixou de ser uma aposta temerária. Estava aberto o caminho para que o amor paterno pudesse prosperar.
Foi nesse contexto que surgiram, no século 18, pedagogos como Jean-Jacques Rousseau ( 1712-1778 ), que criou um novo conceito de infância. Jovens não deveriam ser apenas ensinados, mas educados, respeitando-se as especificidades de seu desenvolvimento natural. O problema é que essa ideia bastante plausível de Rousseau veio misturada com outras, menos razoáveis, como a balela de que o homem é originalmente bom, mas a sociedade o corrompe. Não foi preciso muito para que crianças virassem bons selvagens mirins, a encarnação da bondade primeva. O fato de Rousseau ter se tornado o filósofo mais influente da história, especialmente no pensamento de esquerda, só aumentou o vigor do mito e o tamanho do estrago provocado.

(Hélio Schwartzman, Folha de S. Paulo)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Está plenamente adequada a correlação entre tempos e modos verbais na frase:

a) Por que tanta gente deixaria de ver os fatos que não lhe conviessem, para sustentar, assim, o mito da infância angelical?
b) Essas criaturinhas gozariam de um prestígio que só reconhecêssemos nela em virtude dos nossos vieses sensórios.
c) Se for essa a base biológica do nosso amor às crianças, passam a operar sobre ela os valores culturais que defendêssemos.
d) Para Rousseau, as crianças que não forem desviadas de seu caminho natural teriam desfrutado de pleno equilíbrio vital.
e) Não fosse a estilização dos traços das crianças, nos desenhos de Walt Disney, a imagem da pureza infantil não terá sido tão forte.

FUNRIO - INVEST RIO - Contabilidade - 2010
Português / Gramática Avançada

Indique a opção em que as duas formas do mesmo verbo portam o mesmo sentido.

a) Com a finalidade de aplicar o que aprendera com seu avô, ele aplicou todos os seus recursos em ações imobiliárias.
b) A baleia azul chega a atingir seis metros de comprimento e quase nunca chega às costas sul-americanas.
c) Ele viu que realmente estava com sede quando viu o companheiro tomar um refrigerante estupidamente gelado.
d) Chamará toda a turma para vir à reunião, quando vir que os desentendimentos foram todos superados.
e) Com um marcador, ele destacou as partes do documento, para que só se destacasse o mais importante.



Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.