Questões de Farmácia de Geral

Pesquise mais Questões de Farmácia de Geral abaixo,

FCC - FHEMIG - Farmácia com Doutorado em Medicamento - 2013
Farmácia / Geral

Um novo medicamento deve atender a três exigências antes de sua aprovação pela autoridade regulatória nacional: boa qualidade, eficaz e seguro para o(s) objetivo(s) para o(s) qual(ais) é proposto. Entretanto, há a possibilidade de eventos adversos raros, porém graves, como os que ocorrem com frequência de, por ex. um em cinco mil (1:5000) não serem detectados no desenvolvimento do medicamento na fase anterior ao registro. Para que tal evento raro seja observado, o número de pacientes que deverá ser tratado com este medicamento é

a) 15000
b) 30000
c) 50000
d) 10000
e) 150000

FUMARC - Polícia Civil - MG - Analista da Polícia Civil - Farmácia - 2013
Farmácia / Geral

A compreensão do metabolismo do ferro em nível molecular cresceu, significativamente, nos últimos anos em função das novas descobertas sobre o funcionamento da trasferrina, do receptor da transferrina e da ferritina. O excesso de ferro indica excesso de ferro corporal total resultante de um suprimento de ferro que excede as suas exigências. Sobre o excesso de ferro, NÃO é correto afirmar que

a) acarretará em um dano tecidual.
b) poderá evoluir para o desenvolvimento de um distúrbio metabólico.
c) será excretado na urina.
d) será acumulado nos parênquimas hepáticos.

FCC - FHEMIG - Farmácia com Doutorado em Medicamento - 2013
Farmácia / Geral

É consenso atualmente que parte do processo de avaliação da segurança de medicamentos precisa ocorrer na fase póscomercialização. Pode-se então afirmar que

a) a notificação espontânea não tem limitações de qualidade, uma vez que é elaborada pelos profissionais de saúde.
b) a monitorização cuidadosa de segurança está limitada aos novos medicamentos ou aos avanços terapêuticos.
c) o Sistema Nacional de Farmacovigilância não tem influência relevante no processo de decisão da autoridade regulatória.
d) sem informações sobre a extensão de uso e consumo dos medicamentos, as notificações espontâneas não possibilitam determinar a frequência das Reações Adversas a Medicamentos (RAMs).
e) a identificação de efeitos latentes e de longo prazo dos medicamentos tem sido com frequência relatados nas notificações espontâneas de Reações Adversas a Medicamentos (RAMs).

FUMARC - Polícia Civil - MG - Analista da Polícia Civil - Farmácia - 2013
Farmácia / Geral

Principais constituintes dos sistemas fisiológicos, os carboidratos são compostos orgânicos metabolizados em açúcares simples, principalmente a glicose. A maioria dos procedimentos de determinação da glicose emprega métodos enzimáticos, os quais fornecem especificidade e podem ser usados em testes no local de atendimento. Quando a glicose é quantificada a partir da redução para produzir um cromóforo quantificado por espectrofotometria, utiliza-se o método

a) Peroxidase.
b) Hexoquinase.
c) Glicose oxidase.
d) Glicose desidrogenase.

FCC - FHEMIG - Farmácia com Doutorado em Medicamento - 2013
Farmácia / Geral

O Centro de Monitoramento de Uppsala tipifica a causalidade provável no estabelecimento de Reações Adversas a Medicamentos (RAM) como:

a) Um evento clínico, ocorrendo em um espaço de tempo plausível em relação à administração do medicamento, e que não pode ser explicado pela doença de base ou por outros medicamentos ou substâncias químicas; a retirada do medicamento deve ser clinicamente plausível, o evento deve ser farmacologicamente ou fenomenologicamente definido, utilizando um procedimento de reintrodução satisfatória, se necessário.
b) Um evento clínico, incluindo anormalidade de exames laboratoriais, independentemente do espaço de tempo decorrido em relação à administração do medicamento, e que não pode ser explicado pela doença de base ou por outros medicamentos ou substâncias químicas; a retirada do medicamento deve ser clinicamente plausível, o evento deve ser farmacologicamente ou fenomenologicamente definido, utilizando um procedimento de reintrodução satisfatória, se necessário.
c) Um evento clínico, incluindo anormalidades de exames laboratoriais, com uma relação de tempo com a administração do medicamento que não aponta para relação causal, e na qual outros medicamentos ou substâncias químicas, ou doença subjacente fornecem explicações plausíveis.
d) Um evento clínico, ocorrendo em um espaço de tempo plausível em relação à administração do medicamento, e que não pode ser explicado pela doença de base ou por outros medicamentos ou substâncias químicas; a retirada do medicamento deve ser clinicamente plausível, o evento deve ser farmacologicamente ou fenomenologicamente definido, utilizando um procedimento de reintrodução satisfatória, se necessário.
e) Um evento clínico, incluindo anormalidades de exames laboratoriais, ocorrendo com um tempo de sequência razoável da administração do medicamento, com improbabilidade de ser atribuído à doença de base ou por outros medicamentos ou substâncias químicas, e que, após a retirada do referido medicamento, segue uma resposta clinicamente razoável; a informação de reintrodução não é necessária para completar esta definição.

FUMARC - Polícia Civil - MG - Analista da Polícia Civil - Farmácia - 2013
Farmácia / Geral

O estudo das proteínas plasmáticas pode proporcionar informações que refletem quadros patológicos em muitos sistemas orgânicos diferentes. A proteína mais informativa a respeito do estado nutricional, da capacidade de síntese hepática e que também permite ao médico interpretar concentrações elevadas ou baixas de cálcio e magnésio é a

a) ß-liproproteína.
b) Haptoglobina.
c) Albumina.
d) Fibrinogênio.

FCC - FHEMIG - Farmácia com Doutorado em Medicamento - 2013
Farmácia / Geral

Em se tratando de avaliar notificações de reações adversas recebidas, existem alguns instrumentos simples que podem ser aplicados preliminarmente. Exemplos destes instrumentos são:

a) Avaliação Bayesiana.
b) Avaliação por especialistas médicos.
c) Avaliação introspectiva pessoal.
d) Algoritmos (de Naranjo e de Karsch-Lasagna) .
e) Avaliação por comitê do centro de Farmacovigilância.

FCC - FHEMIG - Farmácia com Doutorado em Medicamento - 2013
Farmácia / Geral

O Decreto nº 7.404/2010, do Ministério do Meio Ambiente, regulamentou a Lei nº 12.305/2010 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e que por meio da Portaria nº 113/2011 criou o Comitê Orientador para a Implantação dos Sistemas de Logística Reversa (CORI), porque dentre outros entendimentos e com relação aos medicamentos:

a) a empresa farmacêutica produtora não deverá recolher os medicamentos vencidos e/ou sobras de medicamentos nos locais de coleta de lixo e nem se responsabilizar pela destruição.
b) o usuário de medicamentos deverá levar os medicamentos vencidos ou sobras à empresa fabricante que promoverá o descarte de acordo com as normas ambientais.
c) os órgãos ambientais avaliam que o descarte indiscriminado no lixo comum acaba por poluir as águas causando danos à fauna aquática.
d) o descarte de medicamentos no ambiente não causará mudanças significativas e os medicamentos não mais poderão ser guardados em casa, sob pena de punição.
e) as farmácias não deverão participar do processo de logística reversa porque apenas comercializam e não fabricam os medicamentos.

FUMARC - Polícia Civil - MG - Analista da Polícia Civil - Farmácia - 2013
Farmácia / Geral

Existem inúmeros distúrbios congênitos do metabolismo da bilirrubina que podem se apresentar com icterícia ou bilirrubina sérica elevada. O mais comum desses distúrbios é a síndrome de Gilbert. Analise as afirmativas:

I. Nos pacientes com síndrome de Gilbert, a taxa de captação de ânions orgânicos apresenta correlação negativa com a bilirrubina séria.
II. A bilirrubina total encontra-se tipicamente elevada em 2 a 3 mg/dL.
III. Os procedimentos sugeridos para o diagnóstico com o jejum ou o emprego de fenobarbital, que deveriam aumentar ou reduzir a bilirrubina, não são suficientemente específicos para uso clínico.
IV. A síndrome de Gilbert está associada com atividade reduzida da bilirrubina-UDP-glicuronil transferase I.

São afirmativas CORRETAS:

a) I, II, III e IV.
b) I e III, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) II, III e IV, apenas.

FCC - FHEMIG - Farmácia com Doutorado em Medicamento - 2013
Farmácia / Geral

Uma unidade de atendimento necessita do abastecimento emergencial de solução fisiológica, em frascos ou bolsas plásticas de 500 mL. Diante das circunstâncias desta aquisição, as análises que deverão ser solicitadas ao fabricante como comprovação da qualidade e segurança do produto, para assegurar o recebimento de um produto satisfatório, são:

a) teor, pH e esterilidade, apenas.
b) teor, pH, endotoxinas bacterianas e esterilidade.
c) endotoxinas bacterianas e esterilidade, apenas.
d) endotoxinas bacterianas e teste de pirogênio, apenas.
e) teste de pirogênio, endotoxinas bacterianas e teor.



Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.