Questões de Economia de Economia do Trabalho

 /   /   /  Economia do Trabalho

Pesquise mais Questões de Economia de Economia do Trabalho abaixo,

ESAF - MTE - Auditor Fiscal do Trabalho - 2006
Economia / Economia do Trabalho

Suponha uma economia que possua as seguintes características: População total=1000 pessoas; População em idade ativa=800 pessoas; População desocupada = 200 pessoas; População economicamente ativa = 600 pessoas. Podemos afirmar que, nessa economia, a taxa de desocupação e a taxa de inatividade são (aproximadamente), respectivamente:

a) 33,3% e 25,0%
b) 25,0% e 25,0%
c) 20,0% e 20,0%
d) 33,3% e 40,0%
e) 25,0% e 20,0%

ESAF - MTE - Auditor Fiscal do Trabalho - 2006
Economia / Economia do Trabalho

Suponha um modelo neoclássico de oferta de trabalho individual em que a utilidade do indivíduo dependa apenas do consumo (C) e do lazer (L) e que o indivíduo disponha de uma dotação inicial dos dois bens: C0 e L0. Suponha que L=24 horas. Suponha também que a função utilidade seja U (C,L) = C a L1-a, onde 0 < a < 1, que a restrição orçamentária seja linear e que o preço do bem de consumo C seja 1 por unidade do bem. Considere as seguintes afirmações:

I. Os indivíduos irão escolher as horas de trabalho a serem ofertadas de tal modo que a taxa de salário seja igual à razão das utilidades marginais do lazer e do consumo, dado que o salário de mercado é maior que o salário de reserva.
II. O salário de reserva é aquele que torna o indivíduo indiferente entre ofertar zero horas de trabalho ou ofertar horas positivas de trabalho.
III. A curva de oferta de trabalho individual pode ter um trecho negativamente inclinado, desde que a soma do efeito renda-ordinário e do efeito renda-dotação compense o efeito-substituição. Nesse trecho negativamente inclinado, a elasticidade da oferta de trabalho com relação ao salário é negativa. A opção correta é:

a) I, II e III estão incorretas.
b) I e II estão corretas e III está incorreta.
c) I está incorreta; II e III estão corretas.
d) I e III estão incorretas; II está correta.
e) I, II e III estão corretas.

ESAF - MTE - Auditor Fiscal do Trabalho - 2006
Economia / Economia do Trabalho

Suponha que todas as pessoas tenham a mesma preferência quanto a trabalhar num emprego que ofereça um ambiente poluído. Em particular, a função utilidade para todos os trabalhadores é dada por
U = (w)1/2 - x

onde w é a taxa de salário oferecida pelo emprego e x é a proporção do ar da firma afetada pela poluição. Existem somente dois tipos de empregos na economia, trabalho "limpo" (x=0) e trabalho "sujo" (x=1). Seja w a taxa de salário paga por um emprego "limpo" e w a taxa de salário paga por um emprego "sujo". Se w=16, qual é o diferencial de salários compensatório de mercado?

a) 11
b) 25
c) (5)1/2
d) 9
e) 15

ESAF - MTE - Auditor Fiscal do Trabalho - 2006
Economia / Economia do Trabalho

Analise as afirmações que seguem, com relação ao mercado de trabalho brasileiro e marque, a seguir, a opção correta.
I. A taxa de atividade feminina cresceu no Brasil durante os últimos vinte anos, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
II. A taxa de desocupação entre os homens, em 2004, era maior que a taxa de desocupação entre as mulheres, segundo os dados da PNAD.
III. A taxa de desocupação, em março de 2006, foi maior para homens de 25 a 49 anos do que para jovens de 15 a 17 anos, nas regiões metropolitanas pesquisadas pela Pesquisa Mensal de Emprego/IBGE.

a) I e II estão corretas e III está incorreta.
b) I, II e III estão corretas.
c) I está correta; II e III estão incorretas.
d) I e III estão incorretas; II está correta.
e) I, II e III estão incorretas.

ESAF - MTE - Auditor Fiscal do Trabalho - 2006
Economia / Economia do Trabalho

Suponha uma economia em que as firmas estão inseridas num contexto de competição perfeita tanto no mercado do bem final como no mercado de fatores de produção. Suponha também que, em uma determinada indústria, são empregados apenas capital e trabalho para produzir um bem final. Segundo o que é conhecido na literatura como regras de Marshall da demanda derivada, ligadas à demanda por trabalho, é correto afirmar que:

a) a demanda por trabalho da indústria será mais elástica quanto menor for a elasticidade-preço da demanda do bem final.
b) a demanda por trabalho da indústria será mais elástica quanto maior for a elasticidade de substituição entre o trabalho e o capital.
c) a demanda por trabalho da indústria será mais elástica quanto menor for a participação do trabalho nos custos totais.
d) a demanda por trabalho da indústria será mais elástica quanto menor for a elasticidade da oferta do capital.
e) a demanda por trabalho da indústria será mais elástica quanto maior for a elasticidade-renda da demanda do bem final.



Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.