Questões de Biblioteconomia de Marketing em bibliotecas

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CESPE - CEHAP - PB - Bibliotecário - 2009
Biblioteconomia / Marketing em bibliotecas

Discute-se na Ciência da Informação a adoção das atividades de marketing, seja em bibliotecas ou em outras unidades de informação que lidem com as atividades do ciclo informacional para captar, selecionar, organizar, armazenar, preparar para o uso e disseminar a informação.

Em relação a esse tema, assinale a opção correta.

a) Nas bibliotecas, a informação não deve ser considerada sob a ótica mercadológica.
b) As ações do marketing iniciam-se com os produtos e os serviços das unidades de informação.
c) Marketing da informação é a aplicação da filosofia de marketing para alcançar a satisfação dos públicos da organização ou do sistema, facilitando a realização de trocas entre a organização ou o sistema e o seu mercado.
d) O plano de marketing não necessita conter o elemento dimensionamento de investimentos.

ESAF - ANA - Analista Administrativo - Biblioteconomia - 2009
Biblioteconomia / Marketing em bibliotecas

Existem diferenças fundamentais na administração de unidades de informação orientada para o produto e orientada para o marketing; em relação a esta última, a atitude da biblioteca em relação aos usuários

a) estabelece ações para a eficiência operacional.
b) concentra-se na geração do produto ou serviço de informação.
c) espera-se as solicitações dos usuários.
d) ajusta-se às necessidades dos usuários.
e) avalia as necessidades de informação dos usuários.

CESPE - UEPA - Biblioteconomia - 2008
Biblioteconomia / Marketing em bibliotecas

Para tornar uma atitude adequada em relação aos produtos e serviços de informação em uma biblioteca universitária orientada para o marketing, a biblioteca deve realizar as atividades

a) esforçando-se para produzir o que deve oferecer.
b) em função da eficiência operacional.
c) perante as solicitações dos usuários.
d) direcionadas para redução dos custos de produção.

CESPE - UEPA - Biblioteconomia - 2008
Biblioteconomia / Marketing em bibliotecas

O marketing em bibliotecas universitárias proporciona benefícios para a própria biblioteca, para os clientes e para a mantenedora. Nesse contexto, a pesquisa de mercado é

a) vista como um produto no sentido do próprio marketing, pois é útil para ampliar o nível de conhecimento dos consumidores.
b) um processo de levantamento de dados sobre os consumidores da informação, atuais e potenciais, visando formular melhores planos para o futuro.
c) entendida como um dos diferentes meios disponíveis para assegurar a acessibilidade dos produtos aos clientes.
d) um dos aspectos da estratégia de ação de marketing, que consiste em dividir o mercado em partes heterogêneas, como parte do mix do marketing.

CESPE - TJ - DFT - Analista Judiciário - Biblioteconomia - 2008
Biblioteconomia / Marketing em bibliotecas

Acerca da implantação de um plano de marketing para bibliotecas, julgue os itens a seguir.

A auditoria de marketing envolve a análise dos ambientes externo e interno da unidade de informação.

CESPE - TJ - DFT - Analista Judiciário - Biblioteconomia - 2008
Biblioteconomia / Marketing em bibliotecas

Acerca da implantação de um plano de marketing para bibliotecas, julgue os itens a seguir.

Os usuários de uma biblioteca têm características e necessidades de informação distintas, portanto a mala-direta é uma modalidade de propaganda inapropriada, por não apresentar seletividade em sua aplicação.

CESPE - TJ - DFT - Analista Judiciário - Biblioteconomia - 2008
Biblioteconomia / Marketing em bibliotecas

Acerca da implantação de um plano de marketing para bibliotecas, julgue os itens a seguir.

Quando realizadas isoladamente, as atividades de promoção restringem o potencial das técnicas mercadológicas, daí advindo a necessidade do plano de marketing.

CESPE - PGE - PA - Bibliotecário - 2007
Biblioteconomia / Marketing em bibliotecas

Os conceitos de marketing do setor lucrativo aplicam-se ao contexto das atividades de marketing em unidades de informação.

A respeito desses conceitos, assinale a opção correta.

a) As atividades de relações públicas visam prioritariamente satisfazer as necessidades do consumidor, com lucro.
b) Prêmios e vale-brindes são atividades típicas de propaganda.
c) A publicação de matéria não-paga sobre uma organização em jornal é uma publicidade a respeito dessa organização.
d) É considerada marketing qualquer forma paga e impessoal de apresentação e promoção de idéias, bens e serviços por patrocinador identificado.

CESGRANRIO - PETROBRAS - Bibliotecário(a) junior - 2006
Biblioteconomia / Marketing em bibliotecas

Os objetivos do marketing de uma unidade de informação implicam difundi-la, pela comunicação com os usuários; conhecer as necessidades dos usuários reais ou potenciais; adequar a unidade de informação e seus produtos e serviços àquelas necessidades e medir a satisfação dos usuários para os ajustes necessários. Para alcançar esses objetivos, o bibliotecário responsável pelo marketing deve determinar:

I - a clientela real dos diversos serviços e produtos e conhecer suas características, suas necessidades e motivação;
II - as características dos produtos;
III - a posição relativa do produto em relação aos produtos similares;
IV - as possibilidades de desenvolvimento do mercado por extensão e aprofundamento;
V - as estratégias de promoção e difusão dos produtos.

Estão corretos os itens:

a) II, III e IV
b) III, IV e V
c) I, II, III e IV
d) I, III, IV e V
e) I, II, III, IV e V



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