Questões de Biblioteconomia de Marketing dos serviços de informação

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CESPE - CEHAP - PB - Bibliotecário - 2009
Biblioteconomia / Marketing dos serviços de informação

Existem várias razões possíveis para que os administradores de bibliotecas queiram fazer uma avaliação dos serviços oferecidos. Uma delas é simplesmente estabelecer uma espécie de "escala" para mostrar em que nível de desempenho o serviço está funcionando no momento. Uma segunda razão, provavelmente menos comum, é comparar o desempenho de várias bibliotecas ou serviços. Uma terceira razão para a avaliação de um serviço de informação é simplesmente a de justificar sua existência. Um estudo para justificar a existência constitui, de fato, uma análise dos benefícios e o custo. A quarta razão para a avaliação é identificar as possíveis causas de malogro ou ineficiência do serviço, visando elevar o nível de desempenho no futuro. Lançando mão de uma analogia com a medicina, este tipo pode ser considerado uma avaliação diagnóstica e terapêutica. Sob alguns aspectos, é o tipo mais importante.
A avaliação de um serviço de informação será um exercício estéril se não for conduzida com o objetivo específico de identificar meios de melhorar seu desempenho.
F. W. Lancaster. Avaliação de serviços de bibliotecas. Brasília: Briquet de Lemos, 2004, p. 8.

Tendo o texto como referência inicial e considerando a multiplicidade de aspectos que ele suscita, assinale a opção correta.

a) Formulários que contêm registros das perguntas recebidas e fontes empregadas nas respostas não podem ser utilizados em um processo de avaliação por acompanhamento.
b) É possível empregar várias medidas de custo-eficácia para o serviço de DSI. A mais simples e óbvia seria o custo total da provisão de um serviço de DSI durante um ano dividido por uma estimativa do número total de itens relevantes recuperados nesse ano.
c) O monitoramento permanente dos serviços fornecidos pela biblioteca tem como objetivo reunir dados que contribuam para a solução de um problema específico e a tomada de decisões ou identificar formas pelas quais um serviço poderia ser melhorado.
d) Os processos de avaliação podem ajudar o administrador da biblioteca, unicamente, a melhorar a qualidade dos serviços oferecidos.

ESAF - ANA - Analista Administrativo - Biblioteconomia - 2009
Biblioteconomia / Marketing dos serviços de informação

O marketing utilizado em unidades de informação, no qual elas resolvem dividir o seu mercado em segmentos significativos e dedicam o principal esforço de marketing a um só segmento, denomina-se marketing

a) diferenciado.
b) concentrado.
c) de massa.
d) não diferenciado.
e) global.

CESPE - INSS - Analista do Seguro Social - Biblioteconomia - 2008
Biblioteconomia / Marketing dos serviços de informação

Sabendo que há diversas estratégias para a implantação do marketing em unidades de informação e que ainda há barreiras a essa implementação, julgue os itens que se seguem.

Estratégias de promoção englobam ações de curto prazo, enquanto táticas de promoção geralmente se referem a ações de longo ou de médio prazo.

CESPE - INSS - Analista do Seguro Social - Biblioteconomia - 2008
Biblioteconomia / Marketing dos serviços de informação

Sabendo que há diversas estratégias para a implantação do marketing em unidades de informação e que ainda há barreiras a essa implementação, julgue os itens que se seguem.

Ao adotar o marketing diferenciado, a unidade de informação deve desenvolver produtos e programas de marketing distintos para cada segmento de mercado. Nesse caso, essa unidade adota o marketing diferenciado.

CESPE - INSS - Analista do Seguro Social - Biblioteconomia - 2008
Biblioteconomia / Marketing dos serviços de informação

Sabendo que há diversas estratégias para a implantação do marketing em unidades de informação e que ainda há barreiras a essa implementação, julgue os itens que se seguem.

O fato de o marketing não fazer parte da formação profissional do bibliotecário constitui uma barreira à adoção desse ramo do conhecimento em unidades de informação.

CESPE - INSS - Analista do Seguro Social - Biblioteconomia - 2008
Biblioteconomia / Marketing dos serviços de informação

Sabendo que há diversas estratégias para a implantação do marketing em unidades de informação e que ainda há barreiras a essa implementação, julgue os itens que se seguem.

A melhora na divulgação das unidades de informação e dos recursos de que ela dispõe e a atração de um número maior de usuários são alguns dos benefícios da adoção do marketing em unidades de informação.

CESPE - Pref- Vila Velha - ES - Biblioteconomia - 2008
Biblioteconomia / Marketing dos serviços de informação

O marketing em unidades de informação é um conjunto de técnicas que contribuem para a visibilidade dos produtos e serviços oferecidos. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

Denomina-se plano de marketing o resultado do processo de se organizar, em um fluxo lógico, todas as considerações e tarefas requeridas para se comercializar um produto ou serviço de forma efetiva e ordenada.

CESPE - Pref- Vila Velha - ES - Biblioteconomia - 2008
Biblioteconomia / Marketing dos serviços de informação

O marketing em unidades de informação é um conjunto de técnicas que contribuem para a visibilidade dos produtos e serviços oferecidos. Acerca desse tema, julgue os próximos itens.

Marketing não-concentrado, diferenciado e concentrado são três estratégias alternativas de publicidade que apóiam o desenvolvimento do composto de marketing.

FCC - TRE-PB - Analista Judiciário - Biblioteconomia - 2007
Biblioteconomia / Marketing dos serviços de informação

A correta seleção de instrumentos ou veículos promocionais é essencial para o marketing de serviços de informação. Entre os fatores determinantes para essa seleção está

a) o revendedor.
b) o esquema de merchandising.
c) a relação institucional.
d) a política de relações públicas.
e) o público visado.

FCC - TRE-PB - Analista Judiciário - Biblioteconomia - 2007
Biblioteconomia / Marketing dos serviços de informação

A correta seleção de instrumentos ou veículos promocionais é essencial para o marketing de serviços de informação. Entre os fatores determinantes para essa seleção está

a) o revendedor.
b) o esquema de merchandising.
c) a relação institucional.
d) a política de relações públicas.
e) o público visado.



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