Questões de Biblioteconomia de Getão de unidades de informação e Gestão de pessoas

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FCC - TRT 23ª - Apoio Especializado - Biblioteconomia - 2007
Biblioteconomia / Getão de unidades de informação e Gestão de pessoas

No Brasil a primeira proposta formal de qualidade para o setor público, criada em 1990, denomina-se Sub- Programa da Qualidade e Produtividade na Administração Pública, enfatizando a gestão de processos. A ele seguiram o Programa da Qualidade e Participação na Administração Pública (QPAP - 1996), e o Programa de Qualidade no Serviço Público (PQSP - 2000). Finalmente, em 2005 o Governo Federal lançou o GESPÚBLICA, direcionado para gestão por resultados orientada para o cidadão. Esse programa também recebe o nome de

a) Programa de Qualidade no Serviço Público.
b) Programa de Qualidade no Setor Público.
c) Gestão de Qualidade na Administração Pública.
d) Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização.
e) Programa Nacional de Qualidade e Produtividade na Administração.

FCC - TRF 2ª - Analista Judiciário - Biblioteconomia - 2007
Biblioteconomia / Getão de unidades de informação e Gestão de pessoas

Entre os parâmetros empregados pela ciência da informação para avaliar a qualidade das fontes e dos sistemas de informação encontram-se

a) objetividade, internacionalidade, conselho editorial, duração e legitimidade.
b) caráter científico, originalidade, arbitragem por pares, periodicidade e utilidade.
c) abrangência, acessibilidade, atualidade, confiabilidade, precisão e validade.
d) seletividade, resumo, palavras-chave, uso, retrospectividade e inovação.
e) disponibilidade, exaustividade, padronização, pontualidade e visibilidade.

VUNESP - Câmara de São Paulo - Consultor Técnico Legislativo - Biblioteconomia - 2007
Biblioteconomia / Getão de unidades de informação e Gestão de pessoas

O conceito "Administração de Recursos Humanos" foi substituído por "Gestão de Pessoas" que se refere

a) ao envolvimento de toda a equipe de trabalho no processo de tomada de decisão, em conformidade com a estrutura hierárquica funcional existente.
b) ao conjunto de conceitos, princípios e regras para estruturação do modelo de cargos e funções da organização, pautado na formação acadêmica.
c) à administração dos recursos organizacionais de maneira clara, segura e com qualidade, dando ênfase ao sistema de recompensa por função.
d) ao conjunto organizado de políticas, práticas e processos de gestão, característico das organizações, visando ressaltar as competências organizacionais.
e) às regras de gratificação por função, como forma de avaliação quantitativa dos cargos, pautadas no modelo de recompensa vertical.

FCC - Câmara dos Deputados - Analista Legislativo - Bibliotecário - 2007
Biblioteconomia / Getão de unidades de informação e Gestão de pessoas

Na aplicação da gestão do conhecimento às unidades de informação, é possível dizer que estas últimas têm como seu ativo tangível

a) o ambiente.
b) o conhecimento tácito.
c) o conhecimento explícito.
d) a cultura organizacional.
e) o capital intelectual.

FCC - TRT 24ª - Analista Judiciário - Biblioteconomia - 2006
Biblioteconomia / Getão de unidades de informação e Gestão de pessoas

A frase Processo sistemático de procura, seleção, organização, análise e disponibilização da informação, de modo que se possibilite aos trabalhadores de uma organização a compreensão necessária e suficiente numa área de interesse específico. define a

a) administração estratégica.
b) arquitetura da informação.
c) gestão do conhecimento.
d) gestão da qualidade.
e) marketing da informação.

CESGRANRIO - PETROBRAS - Bibliotecário(a) junior - 2006
Biblioteconomia / Getão de unidades de informação e Gestão de pessoas

Em uma unidade de informação, as análises das formas de gestão e do grau de integração entre os vários setores e projetos formalizam a avaliação do:

a) conjunto de atividades.
b) contexto informacional.
c) poder decisório.
d) índice de satisfação dos usuários.
e) índice de satisfação do pessoal.

CESGRANRIO - BNDES - Profissional Básico - Biblioteconomia - 2006
Biblioteconomia / Getão de unidades de informação e Gestão de pessoas

A identificação, o desenvolvimento, a disseminação e a atualização do conhecimento estrategicamente relevante para a empresa são atividades de:

a) economia da informação.
b) aprendizagem coletiva.
c) inteligência competitiva.
d) gestão do conhecimento.
e) reengenharia de sistemas.

CESGRANRIO - BNDES - Profissional Básico - Biblioteconomia - 2006
Biblioteconomia / Getão de unidades de informação e Gestão de pessoas

A Gestão do Conhecimento, no âmbito do desenvolvimento estratégico e organizacional para o sucesso competitivo, implica necessariamente o desenvolvimento e a manutenção de:

a) políticas de acesso e compartilhamento.
b) investimentos prioritários em infra-estrutura tecnológica.
c) valores alicerçados na cultura organizacional.
d) habilidades e competências individuais e coletivas.
e) práticas gerenciais de auto-avaliação e inovação.

CESGRANRIO - PETROBRAS - Bibliotecário(a) junior - 2006
Biblioteconomia / Getão de unidades de informação e Gestão de pessoas

Desenvolvimento e aprendizagem organizacional, valorização das relações em rede e competitividade e inovação são os principais resultados percebidos por meio da:

a) informação tecnológica.
b) informação estratégica.
c) informação para negócios.
d) gestão do conhecimento.
e) gestão da informação.



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