Questões de Auditoria de Amostragem

 /   /   /  Amostragem

Pesquise mais Questões de Auditoria de Amostragem abaixo,

CESPE - TJ - CE - Analista Judiciário - Ciências Contabeis - 2014
Auditoria / Amostragem

Acerca da utilização da amostragem na execução dos trabalhos de auditoria, assinale a opção correta.

a) A amostragem por unidade monetária ou por atributo, baseada na distribuição hipergeométrica, é uma técnica comumente utilizada nas auditorias operacionais, e tem por objetivo verificar se as informações são fidedignas.
b) Um erro de amostragem reflete a variação ou as diferenças decorrentes do acaso, de amostra para amostra, com base na probabilidade de determinados indivíduos ou itens a serem selecionados em amostras específicas.
c) A amostragem aleatória pode ser selecionada e analisada a partir da população discreta. Nesse caso, nem todos os elementos da população devem ter a mesma chance de fazer parte da amostra.
d) Uma forma de o auditor mitigar possíveis erros de auditoria decorrentes da presença de irregularidades, como valores extremos ou distribuições de frequência não convencionais, é a aplicação de conceitos de medidas de posição central, classificando a ocorrência dos eventos, por exemplo, de acordo com o desvio padrão em relação à média geral.
e) O auditor, em prol do refinamento dos testes aplicados e minimização dos riscos de amostragem, poderá utilizar a amostragem por quotas para obter subgrupos homogêneos, que apresentem variação das características estudadas menor que a da população.

FUNDEP - CODEMIG - Auditor - 2013
Auditoria / Amostragem

Uma amostra não estatística pode ser adequada quando o auditor está inspecionando relatórios-resumos que possam fornecer evidências de eficácia de controles gerais, de procedimentos de follow-up manuais ou gerenciais.
Analise as afirmações sobre os passos (procedimentos) necessários para a construção de um plano de amostragem não estatística.

I. A população é definida pelo controle interno de interesse e representa todas as situações em que o controle deve ser executado; e a unidade de amostragem representa a forma como o auditor identifica o desempenho dos controles internos de interesse.
II. Os principais determinantes do tamanho da amostra não estatística são o risco de avaliação do "risco de controle em nível baixo demais", a taxa aceitável de desvios, e a taxa esperada de desvios da população, para cada controle.
III. A taxa aceitável de desvios é a taxa máxima de não atendimento a um controle que o auditor está disposto a aceitar, sem alterar o risco de controle planejado, por isso ao planejar testes de controle e antes de avaliar evidências, o auditor determina quantos desvios de controle são aceitáveis.

A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS as afirmativas.

a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I, II e III.

FUNDEP - CODEMIG - Auditor - 2013
Auditoria / Amostragem

A amostragem clássica de variáveis utiliza a distribuição normal para avaliar as características de uma população, com base nos resultados de uma amostra dela extraída. Essa abordagem pode ser útil quando o objetivo de auditoria relaciona-se com possíveis sub ou superavaliações de um saldo de conta e em outras circunstâncias em que a amostragem de probabilidade proporcional ao tamanho não é adequada ou eficiente do ponto de vista de custos.
Analise as afirmações sobre três técnicas que podem ser utilizadas em amostragem clássica de variáveis.

I. A estratificação aumenta significativamente o tamanho da amostra no método de estimação de média por unidade.
II. Na amostragem de estimação de diferença, calcula-se a diferença entre o valor de cada item da amostra e o correspondente valor contábil.
III. O valor monetário total (i.e. a população), na amostragem sistemática, é dividido em intervalos iguais e uma unidade lógica é escolhida em cada intervalo.

A partir desta análise, conclui-se que estão CORRETAS as afirmativas.

a) I e II, apenas.
b) II e III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I, II e III.

FUNDEP - CODEMIG - Auditor - 2013
Auditoria / Amostragem

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando as técnicas de amostragem às suas definições e/ou regras de constituição.


Numere a COLUNA IIde acordo com a COLUNA I, associando as técnicas de amostragem às suas definições e/ou regras de constituição.



COLUNA I1. Aleatória simples.
2. Aleatória estratificada.
3. Por conglomerados.
4. Sistemática.
5. De julgamento.
6. De conveniência.


COLUNA II

( ) Os elementos que constituem a amostra são selecionados com base em sua importância relativa e sua representatividade da população.
( ) Os elementos da população são divididos primeiramente em grupos e de cada um deles extrai-se uma amostra tal que cada um dos seus elementos seja obtido de forma aleatória.
( ) Depende da população ser finita ou infinita. Se finita, a amostra é selecionada de maneira tal que cada amostra possível de tamanho n tenha a mesma probabilidade de ser escolhida.
( ) Os elementos são incluídos na amostra sem probabilidades previamente especificadas ou conhecidas sobre esses elementos serem ou não selecionados.
( ) Consiste na escolha de cada n-ésimo item da população, após um ou mais pontos de partida aleatórios terem sido escolhidos.
( ) Os elementos da população são divididos primeiramente em grupos, de forma que cada elemento da população pertença a um e somente um grupo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

a) 1 4 2 3 5 6.
b) 4 5 2 3 6 1.
c) 5 2 3 6 1 4.
d) 5 3 1 6 4 2.

CETRO - ANVISA - Analista Administrativo - área 2 - 2013
Auditoria / Amostragem

A Auditoria Interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado. Compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos. Sobre os papéis de trabalho e de acordo com as normas do Conselho Federal de Contabilidade, assinale a alternativa correta.

a) A Auditoria Interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados exclusivamente em meio físico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional.
b) Os papéis de trabalho constituem documentos e registros dos fatos e informações, obtidos no curso da auditoria, excluindo-se as provas, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações.
c) Os papéis de trabalho devem ter abrangência e grau de detalhes suficientes para propiciarem a compreensão do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extensão dos procedimentos de Auditoria Interna aplicados, bem como do julgamento exercido e do suporte das conclusões alcançadas.
d) Análises, demonstrações ou quaisquer outros documentos podem ter sua integridade verificada sempre que forem anexados aos papéis de trabalho.
e) Os riscos de auditoria, seja pelo volume, seja pela complexidade das transações e operações, dependem dos papéis de trabalho.

CESPE - FUB - DF - Auditor - 2013
Auditoria / Amostragem

Julgue os itens seguintes, relativos à amostragem estatística.

Uma das vantagens do critério de seleção de itens acima de determinado valor é que, pela lei dos grandes números, tal procedimento permitirá verificar uma grande proporção do valor total de determinada conta ou tipo de transação.

CESPE - FUB - DF - Auditor - 2013
Auditoria / Amostragem

Julgue os itens seguintes, relativos à amostragem estatística.

Um depósito elevado além dos limites usuais, creditado na conta de uma empresa, incompatível com a sua atividade e a sua movimentação, é considerado uma anomalia e deve levar o auditor a obter um alto grau de certeza de que essa distorção ou desvio não seja representativo da população.

CESPE - FUB - DF - Auditor - 2013
Auditoria / Amostragem

Julgue os itens seguintes, relativos à amostragem estatística.

No caso de um auditor se deparar com grandes populações, deverá aumentar proporcionalmente o tamanho da amostra, para assegurar o mesmo grau de confiança que alcançaria no caso de uma população pequena.

CESPE - FUB - DF - Auditor - 2013
Auditoria / Amostragem

Julgue os itens seguintes, relativos à amostragem estatística.

O exame de todos os documentos ou operações pode ser desejável e adequado quando esses documentos ou operações forem poucos e de valor unitário elevado, ou, também, quando houver risco relevante e outros meios não oferecerem evidência de auditoria apropriada e suficiente.

FCC - SEFAZ - SP - Agente Fiscal de Rendas - P2 - 2013
Auditoria / Amostragem

É correto afirmar, em relação ao fator de confiança na seleção da amostra, que quanto

a) maior o fator de confiança, maior o tamanho da amostra e menor o nível de segurança obtido.
b) menor o fator de confiança, maior o tamanho da amostra e da estratificação permitida.
c) maior o fator de confiança, menor o tamanho da amostra e menor o nível de segurança obtido.
d) menor o fator de confiança, menor o tamanho da amostra e da estratificação permitida.
e) maior o fator de confiança, maior o tamanho da amostra e o nível de segurança obtido.



Seja aprovado em 1 ano Conheça o método para ser aprovado em Concurso Público

Estude Grátis é uma simples e poderosa ferramenta que lhe ajudará a passar nos melhores Concursos Públicos. São milhares de Questões de Concurso para você filtrar e estudar somente aqueles temas que estão especificados em seu Edital.