Questões de Matemática da INEP do ENEM

Pesquise questões do ENEM nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Matemática da INEP do ENEM

#Questão 851733 - Matemática, Geometria Plana, INEP, 2013, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

As torres Puerta de Europa são duas torres inclinadas uma contra a outra, construídas numa avenida de Madri, na Espanha. A inclinação das torresé de 15° com a vertical e elas têm, cada uma, uma aítura de 114 m (a aitura é indicada na figura como o segmento AB). Estas torres são um bom exemplo de um prisma oblíquo de base quadrada e uma delas pode ser observada na imagem.

Disponível em: www. flsckr.com.
Acesso em: 27 mar. 2012.

Utilizando 0,26 como valor aproximado para a tangente de 15° e duas casas decimais nas operações, descobre-se que a área da base desse prédio ocupa na avenida um espaço

#Questão 851734 - Matemática, Probabilidade, INEP, 2013, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

Numa escola com 1 200 alunos foi realizada uma pesquisa sobre o conhecimento desses em duas línguas estrangeiras, inglês e espanhol. Nessa pesquisa constatou-se que 600 alunos falam inglês, 500 falam espanhol e 300 não falam qualquer um desses idiomas.
Escolhendo-se um aluno dessa escola ao acaso e sabendo-se que ele não fala inglês, qual a probabilidade de que esse aluno fale espanhol?

#Questão 851735 - Matemática, Progressões, INEP, 2013, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

As projeções para a produção de arroz no período de 2012 - 2021, em uma determinada região produtora, apontam para uma perspectiva de crescimento constante da produção anual. O quadro apresenta a quantidade de arroz, em toneladas, que será produzida nos primeiros anos desse período, de acordo com essa projeção.

A quantidade total de arroz, em toneíadas, que deverá ser produzida no período de 2012 a 2021 será de

#Questão 851736 - Matemática, Aritmética e Problemas, INEP, 2013, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

Um dos grandes problemas enfrentados nas rodovias brasileiras é o excesso de carga transportada pelos caminhões. Dimensionada para o tráfego dentro dos limites legais de carga, o piso das estradas se deteriora com o peso excessivo dos caminhões. Além disso, o excesso de carga interfere na capacidade de frenagem e no funcionamento da suspensão do veiculo, causas freqüentes de acidentes.
Ciente dessa responsabilidade e com base na experiência adquirida com pesagens, um caminhoneiro sabe que seu caminhão pode carregar, no máximo, 1 500 telhas ou 1 200 tijolos.

Considerando esse caminhão carregado com 900 telhas, quantos tijolos, no máximo, podem ser acrescentados à carga de modo a não ultrapassar a carga máxima do caminhão?

#Questão 851737 - Matemática, Geometria Plana, INEP, 2013, ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro e Segundo Dia

Para o reflorestamento de uma área, deve-se cercar totalmente, com tela, os lados de um terreno, exceto o lado margeado pelo rio, conforme a figura. Cada rolo de tela que será comprado para confecção da cerca contém 48 metros de comprimento.

A quantidade mínima de rolos que deve ser comprada para cercar esse terreno é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis