Questões Concurso TRT 18ª

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso TRT 18ª

#Questão 230262 - Medicina, Psiquiatria, FCC, 2008, TRT 18ª, Analista Judiciário

Analise:

I. Embora existam muitos tipos de demência, todos eles têm uma série de características em comum. Estas características essenciais são múltiplos déficits cognitivos que incluem deterioração da memória e, pelo menos, um dos seguintes: afasia, apraxia, agnosia ou perturbação do funcionamento executivo (capacidade de pensar abstratamente, de planejar, iniciar, ordenar, monitorar e cessar um comportamento complexo).

II. Baseado na hipótese colinérgica da doença de Alzheimer, evidenciada pela perda de neurônios colinérgicos centrais, atividade reduzida da colinacetiltransferase em cérebro de pacientes com Alzheimer e pela correlação de déficit colinérgico e prejuízo da função cognitiva, os inibidores da acetilcolinesterase foram testados na doença de Alzheimer com um modesto benefício comprovado.

III. São diagnósticos diferenciais para quadros demenciais: depressão, delirium, uso de medicações (benzodiazepínicos) e abuso/dependência de substâncias (álcool), hipotireoidismo e deficiência da vitamina B12, deficiência de ácido fólico.

É correto o que consta em

#Questão 230268 - Medicina, Psiquiatria, FCC, 2008, TRT 18ª, Analista Judiciário

No que diz respeito aos Transtornos de Transe e Possessão e segundo os critérios da CID-10, é INCORRETO afirmar:

#Questão 230271 - Medicina, Psiquiatria, FCC, 2008, TRT 18ª, Analista Judiciário

O único fator, dentre os abaixo, que NÃO está associado com a diminuição do limiar convulsivo e/ou aumento da duração da convulsão é:

#Questão 230273 - Medicina, Psiquiatria, FCC, 2008, TRT 18ª, Analista Judiciário

Quanto à Síndrome Neuroléptica Maligna (SNM), é INCORRETO afirmar:

#Questão 230264 - Medicina, Psiquiatria, FCC, 2008, TRT 18ª, Analista Judiciário

Analise:

 I. A esquizofrenia é uma das mais graves doenças neuropsiquiátricas e atinge aproximadamente 1% da população mundial. Além de comprometer pacientes e familiares, representa um grande custo para toda a sociedade.

II. O foco do tratamento da esquizofrenia baseia-se no tratamento precoce e continuado, e na reabilitação ativa do paciente. Embora não curativas, as drogas neurolépticas, ou antipsicóticas, estabeleceram-se como o tratamento primário para todos os estágios da doença. O uso continuado em doses ajustadas individualmente possibilita uma redução no tempo de hospitalização e a manutenção dos pacientes por mais tempo em seus lares. Entretanto, apesar dessas drogas terem significado um grande avanço no tratamento da doença, elas têm uma taxa de resposta de 60 a 80%.

III. Segundo a CID 10 (Esquizofrenia) se divide em: Esquizofrenia paranóica (F20.0), Esquizofrenia hebefrênica (F20.1) e simples (F20.2).

IV. Para uso da clozapina recomenda-se realizar controle hematológico: requerido sempre que o paciente iniciar tratamento. Deve-se solicitar hemograma e contagem de plaquetas uma vez por semana nas primeiras 12 semanas e, após, uma vez por mês. Recomenda-se suspender o tratamento em caso de citopenia (leucócitos totais < 4.000 e/ou neutrófilos < 2.500 e/ou plaquetas < 200.000/mm3).

 É correto o que consta APENAS em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis