Questões Concurso TRT 18ª

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso TRT 18ª

#Questão 230256 - Medicina, Psiquiatria, FCC, 2008, TRT 18ª, Analista Judiciário

Com relação aos conceitos da psicopatologia, é INCORRETO afirmar:

#Questão 230258 - Medicina, Psiquiatria, FCC, 2008, TRT 18ª, Analista Judiciário

A associação correta entre a reação adversa do uso de neurolépticos (antipsicóticos) e sua respectiva descrição ocorre em:

#Questão 230248 - Medicina, Psiquiatria, FCC, 2008, TRT 18ª, Analista Judiciário

Sobre os neurolépticos, considere:

I. São drogas hidrossolúveis e, com isso, sua absorção e penetração no Sistema Nervoso Central é facilitada.

 II. O bloqueio dos receptores adrenérgicos, serotoninérgicos, colinérgicos e histaminérgicos estaria relacionado aos efeitos colaterais dos neurolépticos. Os receptores alpha-adrenérgicos respondem pela hipotensão postural, enquanto os histaminérgicos pela sedação, e os colinérgicos pela retenção urinária.

 III. A atividade terapêutica dos antipsicóticos parece estar relacionada, principalmente, com o bloqueio da dopamina nos receptores pré-sinápticos do tipo D2 e D3 nas vias mesolímbicas e mesocorticais.

 É INCORRETO o que consta APENAS em

#Questão 230251 - Medicina, Psiquiatria, FCC, 2008, TRT 18ª, Analista Judiciário

Os critérios para Transtorno de Somatização (F45.0) segundo a CID-10 incluem:

I. história de pelo menos seis meses de queixas de sintomas físicos múltiplos e variáveis para os quais nenhuma explicação adequada foi encontrada;

 II. recusa persistente de aceitar a informação ou o reasseguramento de diversos médicos de que não há explicação física para os sintomas;

III. certo grau de comprometimento do funcionamento social e familiar atribuível à natureza dos sintomas e ao comportamento resultante.

 Está INCORRETO o que consta em

#Questão 230260 - Medicina, Psiquiatria, FCC, 2008, TRT 18ª, Analista Judiciário

Analise:

 I. O Transtorno do Pânico (TP) é caracterizado pela presença de ataques súbitos de ansiedade, recorrentes, acompanhados de sintomas físicos e afetivos. A manifestação central do Transtorno de Pânico é o ataque de pânico, um conjunto de manifestações de ansiedade com início súbito, rico em sintomas físicos e com uma duração limitada no tempo, em torno de dez minutos. Os sintomas típicos são: sensação de sufocação, de morte iminente, taquicardia, tonteiras, sudorese, tremores, sensação de perda do controle ou de "ficar louco", alterações gastrointestinais.

II. Diferentes classes de antidepressivos, incluindo inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS), inibidores da recaptação da serotonina e noradrenalina (duais), antidepressivos tricíclicos (ADT) e benzodiazepínicos, são usadas no tratamento do TP.

III. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) tem sido recomendada para o tratamento dos sintomas agorafóbicos e ansiedade antecipatória. Pode ser indicada em qualquer momento do tratamento. Esta é também uma técnica que deve ser considerada em situações especiais como gestação, amamentação, impossibilidade de usar medicamentos ou retirada dos fármacos. A TCC para o TP consiste no uso da psico-educação, de técnicas para enfrentar a ansiedade, reestruturação cognitiva e enfrentamento das situações evitadas.

IV. O tratamento farmacológico do TP tem como objetivo bloquear os ataques de pânico, diminuir a ansiedade antecipatória, reverter a evitação fóbica, assim como reconhecer e tratar as comorbidades. Com o objetivo de avaliar a resposta ao tratamento no TP, verifica-se a intensidade e freqüência dos ataques, da ansiedade antecipatória, da evitação fóbica, o funcionamento global e a qualidade de vida.

É correto o que consta em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis