Questões Concurso TJMA/MA

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões Concurso TJMA/MA

A aplicação adequada de métodos estatísticos requer que os dados tenham alguns padrões de comportamento. No caso do teste ANOVA de um único fator sabe-se que os pressupostos são:

I. Aleatoriedade das observações.

II. Heterogeneidade de variância.

III. Normalidade.

 

Em relação às assertivas acima, pode-se afirmar que:

#Questão 462032 - Língua Portuguesa, Acentuação Gráfica, IESES, 2009, TJMA/MA, Comissário de Justiça da Infância e da Juventude

Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, quanto à correção gramatical das frases abaixo.

( ) A regra de acentuação gráfica de ótimo, péssimas e ônibus é a mesma de salários, subtraído e impossível.

( ) Estão graficamente corretas as palavras privilégio e cumeeira.

( ) O substantivo mão de obra faz o plural como dona de casa e pé de moleque.

( ) Pronomes de tratamento admitem vós, como em Vossa Excelência desconheceis o problema da escravidão, hoje, no país?

Assinale a alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo.

A realização de pesquisas que envolvem levantamento de dados traz para nossa reflexão a questão do Sigilo Estatístico. Sob a ótica legal no Brasil, foram criados Leis, Decretos e Decretos-Lei sobre a Estatística no Brasil, a criação do IBGE, o Plano Nacional de Estatística, entre outros. Sob a questão ética destacam-se:

I. A "Declaração sobre a Ética Profissional" elaborada pelo Instituto Internacional de Estatística (ISI), entidade da qual o IBGE é membro ex-ofício, que estabelece: "Os Estatísticos deverão adotar medidas apropriadas para impedir que seus dados sejam publicados ou divulgados por qualquer outro meio ou forma que possibilite a descoberta ou inferência da identidade de qualquer indivíduo."

II. O Código de Ética Profissional do Estatístico no Brasil, Resolução n° 58 de 06/10/76 do Conselho Federal de Estatística - CONFE tem por objetivo "fixar normas de procedimento do Estatístico, quando no exercício de sua profissão, regulando-lhe as relações com a própria classe, com os poderes públicos e com a sociedade."

III. O Código de Ética Profissional do Estatístico no Brasil, Resolução n° 58 de 06/10/76 do Conselho Federal de Estatística – CONFE estabelece: "... no exercício de suas funções, é dever precípuo do estatístico guardar sigilo dos assuntos que lhe chegarem ao conhecimento em razão de seus deveres profissionais."

 

Considerando o acima exposto e que você – como Estatístico – faz parte da equipe que realiza um levantamento de dados, pode-se afirmar que a questão da Preservação da Privacidade do Informante é de responsabilidade:

"Ninguém tem uma segunda oportunidade de causar uma primeira boa impressão". A sua imagem, e consequentemente a da instituição a qual você representa, será influenciada principalmente pela aparência e vestimenta. Sabendo disso, com relação à vestimenta é correto afirmar:

Caravantes (2002) em O ser total: talentos humanos para o novo milênio escreve: "[...] a economia de mercado e o sistema econômico em que vivemos como que alijaram valores fundamentais ao convívio social: o bom cedeu lugar ao útil; o correto, ao funcional; o futuro, ao imediatismo; e o social, ao individualismo exacerbado. Nesse contexto, há uma verdadeira inversão valorativa [...]. Antes que alguma mudança venha a ocorrer, há que se repensar valores e atitudes hoje prevalecentes, permitindo que o útil venha a se subordinar ao bom; a especulação desenfreada ao trabalho honesto e sério; o personalismo ao social; a racionalidade funcional à substantiva".

Em função do texto acima, a afirmação do autor tem por base:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis