Questões Concurso Serviço Social da Indústria - DF (SESI/DF)

Texto VI, para responder às questões de 26 a 30.

 

Acerca das ideias apresentadas no texto VI, assinale a alternativa incorreta.

  • A.

    O termo “dicionariomancia” é um neologismo.

  • B.

    O autor havia decorado o dicionário Aurélio.

  • C.

    Por meio da dicionariomancia, as pessoas acreditavam receber mensagens.

  • D.

    Há vários métodos de adivinhação.

  • E.

    Para muitas pessoas, as palavras e o significado delas refletiam momentos vividos.

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Texto V, para responder às questões de 21 a 24.

Com relação aos aspectos gramaticais e semânticos do texto V, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Na linha 1, a forma verbal “representa” também estaria correta se tivesse sido empregada no plural para concordar com “aulas”.

  • B.

    As ocorrências do sinal de dois-pontos (linhas 3, 14 e 18) justificam-se por precederem citação.

  • C.

    O pronome “los” (linha 32) poderia ser corretamente substituído por lhes, passando a se referir a “natureza” (linha 31).

  • D.

    O termo “Enfim” (linha 10) poderia ser substituído, sem prejuízo para o sentido do texto, por Em resumo.

  • E.

    A palavra “termômetro” (linha 14) está sendo empregada no texto em sentido literal.

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Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), elaborados pelo Ministério da Educação (MEC), constituem o primeiro nível de concretização do currículo escolar. A respeito desse tema, é correto afirmar que

  • A.

    a revisão curricular dos estados e municípios não precisa levar em conta as orientações contidas nos PCN.

  • B.

    a principal função dos PCN é estabelecer um currículo mínimo para as escolas de educação básica do país.

  • C.

    os conteúdos dos PCN de nada servem para a reflexão e para a prática de professores em sala de aula.

  • D.

    os PCN são uma referência curricular nacional para o ensino e estabelecem metas para as quais devem convergir as ações políticas do MEC.

  • E.

    as escolas têm autonomia na elaboração do currículo e, por isso, não precisam levar em conta as orientações apresentadas pelos PCN.

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Texto IV, para responder às questões de 16 a 20.

O vocábulo “só” (linhas 6 e 7), nas duas ocorrências, não poderia, sem alteração do sentido original, ser substituído por

  • A.

    somente.

  • B.

    apenas.

  • C.

    especificamente.

  • D.

    sozinhas.

  • E.

    exclusivamente.

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Texto VI, para responder às questões de 26 a 30.

 

Infere-se do texto VI que o autor

  • A.

    era cético.

  • B.

    foi sarcástico ao dizer “esses profissionais” (linha 9).

  • C.

    divertia as pessoas.

  • D.

    achava divertida a crença das pessoas.

  • E.

    foi advertido por colegas.

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Texto I, para responder às questões de 1 a 5.

O vocábulo “Grassa” (linha 21) poderia ser substituído, sem perda de sentido, por

  • A.

    Propaga-se.

  • B.

    Dilui-se.

  • C.

    Encontra-se.

  • D.

    Esconde-se.

  • E.

    Extingue-se.

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O planejamento é um processo vivo e não se resume ao preenchimento de quadros com planos que, sob o pretexto de serem flexíveis, nunca são praticados como foram concebidos. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Os momentos dedicados ao planejamento não precisam ser previamente programados. Quando for necessário, as escolas liberam os alunos e utilizam o tempo das aulas para fazer o planejamento coletivo.

  • B.

    No âmbito das redes de ensino, não é preciso ter planejamento; essa necessidade é da escola, e nela o planejamento precisa ser elaborado, executado e constantemente avaliado.

  • C.

    No processo de planejamento, é importante garantir que sejam seguidas no mínimo três etapas: a elaboração, a execução e a avaliação.

  • D.

    Planejamento diz respeito apenas ao que foi imaginado; quando começa a ser colocado em prática, perde suas características.

  • E.

    Nenhuma etapa do planejamento é mais importante que a execução, pois só ela apontará novos caminhos a serem seguidos.

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Texto VI, para responder às questões de 26 a 30.

 

Assinale a alternativa em que não há alteração de sentido nem incorreção gramatical na reescritura de trechos do texto VI.

  • A.

    No trabalho, uma época, inventei palavra que não encontrei nos dicionários, pois era craque em dicionariomancia. (linhas de 14 a 16)

  • B.

    Não me lembro que palavra era, por isso a colega... (linhas 22 e 23)

  • C.

    Segundo uma astróloga, astrologia, não é previsão, é interpretação ou algo parecido. (linhas 7 e 8)

  • D.

    Fingi me concentrar, fechei os olhos, abri uma página qualquer do dicionário Aurélio e tasquei o dedo indicador em uma palavra. (linhas de 19 a 21)

  • E.

    A primeira colega a qual quis ver como era uma dicionariomancia pediu-me que fizesse uma demonstração para ela. (linhas de 16 a 18)

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Tão importante quanto o quê e como avaliar, são as decisões pedagógicas decorrentes dos resultados da avaliação. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Se a avaliação está a serviço do processo de ensino e aprendizagem, a decisão de aprovar ou reprovar deve ser a expressão de um castigo pautada no quanto se aprendeu ou se deixou de aprender dos conteúdos propostos.

  • B.

    A repetência não deve ser um recurso extremo; deve ser estudada caso a caso, ser exercitada sempre que se adequar, estando a serviço da escolaridade com sucesso.

  • C.

    Ao se reprovarem os alunos que não realizam as aprendizagens esperadas, conclui-se que o problema é dos alunos e não do sistema educacional.

  • D.

    Os únicos resultados de avaliações que devem ser levados em consideração para tomadas de decisões administrativas são os das avaliações institucionais externas.

  • E.

    A aprovação ou a reprovação é uma decisão pedagógica que visa garantir as melhores condições de aprendizagem para os alunos. Para tal, requer-se uma análise dos professores a respeito das diferentes capacidades do aluno, que permitirão o aproveitamento do ensino na próxima série ou ciclo.

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Texto V, para responder às questões de 21 a 24.

Quanto à tipologia, é correto afirmar que o texto V é

  • A.

    predominantemente dissertativo-argumentativo.

  • B.

    somente dissertativo.

  • C.

    somente narrativo.

  • D.

    predominantemente narrativo-descritivo.

  • E.

    somente descritivo.

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