História Secretaria da Administração do Estado da Bahia - BA (SAEB/BA)

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Questões Concurso SAEB/BA

História História Geral

Ano: 2010 Banca: CESPE Cargo: Professor Padrão P

A Revolução Industrial na Inglaterra, no século XVIII, foi possível graças à existência de várias precondições, como

  • A.

    minas de metais preciosos nas colônias inglesas africanas.

  • B.

    percepção positiva do conceito de revolução, após a ruptura entre a monarquia e o papado (século XVI).

  • C.

    importação de matérias-primas, a exemplo da lã.

  • D.

    suprimentos de energia, provenientes das jazidas de carvão mineral.

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História História Geral

Ano: 2010 Banca: CESPE Cargo: Professor Padrão P

O período pré-histórico é o mais longo da vida dos seres humanos na Terra. Na realidade, sabe-se muito pouco sobre os nossos antepassados, e as descobertas recentes põem diariamente em xeque as teorias que explicam sua existência e modo de vida. Entretanto, a expressão pré-história continua vigente, tendo como referência as sociedades humanas que

  • A.

    desconheciam a escrita.

  • B.

    viviam em cavernas.

  • C.

    eram socialmente desorganizadas.

  • D.

    desprezavam a vida civilizada.

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História História Geral

Ano: 2010 Banca: CESPE Cargo: Professor Padrão P

Considerando a imagem acima, que apresenta o Partenón, em Atenas, monumento que se tornou símbolo da civilização grega antiga e, em grande medida, berço dos valores da sociedade ocidental, assinale a opção que explica a função desse edifício nas estruturas políticas e sociais do século IV a.C.

  • A.

    Abrigava a assembleia dos cidadãos, dos representantes da elite política grega.

  • B.

    Transformado em academia de intelectuais, tornou-se o local de formação dos grandes filósofos.

  • C.

    Concebido como templo, contribuía para definir a identidade da cidade.

  • D.

    Era utilizado como espaço de discussão e trocas comerciais.

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História História Geral

Ano: 2010 Banca: CESPE Cargo: Professor Padrão P

A Idade Média é um período cronológico, cujo nome decorre

  • A.

    das dificuldades dos historiadores em encontrar documentos que ajudassem a elucidar os fatos dessa época, também denominada Idade das Trevas.

  • B.

    da impossibilidade de se definir corretamente a organização feudal, segundo seus aspectos políticos e econômicos, preferindo-se recorrer à ideia de idade do meio.

  • C.

    da influência aristotélica sobre os filósofos escolásticos, que recorreram ao princípio da virtude do meio-termo ou equilíbrio para definir a época marcada pelo controle social da igreja católica.

  • D.

    do fato de esse período mediar dois outros momentos da História mais valorizados pela tradição política ocidental: o Império Romano e o Estado Moderno.

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História História Geral

Ano: 2010 Banca: CESPE Cargo: Professor Padrão P

As palavras do rei, citadas acima, revelam ao historiador que, naquele momento, havia

  • A.

    um sentimento de abandono político que enfraquecia o monarca.

  • B.

    uma percepção de que a crise poderia ser solucionada pela via reformista.

  • C.

    uma noção clara de que a situação se encaminhava para a revolução.

  • D.

    um problema de governabilidade a ser resolvido pela intervenção estrangeira.

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História História Geral

Ano: 2010 Banca: CESPE Cargo: Professor Padrão P

Considerando-se a história da América Latina, é correto afirmar que os autores do texto acima referem-se

  • A.

    à crescente homogeneização da produção agrícola para atender às demandas industriais e aos padrões de consumo.

  • B.

    ao peso econômico e social da agricultura, embora a política estivesse, antes de 1930, sob o controle das elites urbanas.

  • C.

    às transformações nas estruturas sociais agrárias que afetaram as lógicas de distribuição de riqueza no campo.

  • D.

    ao fenômeno urbano que exerceu poder de atração sobre a população e provocou a mecanização da agricultura.

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História História Geral

Ano: 2010 Banca: CESPE Cargo: Professor Padrão P

O regime militar, instaurado no Brasil em 1964, afetou negativamente a cidadania, e, no que diz respeito aos direitos civis, proibiu

  • A.

    a livre organização sindical.

  • B.

    a criação de novos partidos políticos.

  • C.

    a liberdade de expressão.

  • D.

    as eleições diretas para presidente da República.

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História História do Brasil

Ano: 2010 Banca: CESPE Cargo: Professor Padrão P

A monocultura tem grande importância na história econômica do Brasil, a exemplo

  • A.

    da exploração de ouro e diamantes, que possibilitou a interiorização do Brasil e a fundação de vilas.

  • B.

    do cultivo do café — em substiuição ao açúcar — monopolizado pelo capital nacional, que evitou o controle estrangeiro da produção.

  • C.

    do pau-brasil, por ser um produto que rendia lucros não só a Portugal, mas também a outras nações europeias.

  • D.

    da produção de cana-de-açúcar, que se difundiu no litoral do Nordeste e do Sudeste em razão dos maciços investimentos realizados por portugueses e estrangeiros.

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História História do Brasil

Ano: 2010 Banca: CESPE Cargo: Professor Padrão P

Considerando-se o texto acima, é correto afirmar que os atores políticos que fizeram tal proclamação desejavam

  • A.

    o fim do regime escravocrata.

  • B.

    a independência da Bahia.

  • C.

    o respeito aos princípios constitucionalistas.

  • D.

    recuperar o estatuto de Salvador como capital do Brasil.

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História História do Brasil

Ano: 2010 Banca: CESPE Cargo: Professor Padrão P

Considerando-se a definição de “principais”(R. 8) no texto acima e a sua concretização histórica na sociedade do Antigo Regime português na América, é correto afirmar que esses indivíduos

  • A.

    destacavam-se por sua bravura e capacidade de formar exércitos particulares, incutindo medo na população e alimentando a fama de seus feitos heroicos.

  • B.

    cumpriam as leis absolutistas do monarca, almejando ser reconhecidos como bons súditos e alcançar mercês.

  • C.

    compravam terras e escravos com o objetivo de construir grandes domínios que lhes garantissem autonomia e independência da coroa.

  • D.

    orientavam-se pelos padrões nobiliárquicos e tinham as câmaras municipais como espaço de reconhecimento político e de distinção social.

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