Serviço Social Prefeitura de Santos - SP

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Instruções: Reflita sobre o texto para responder às questões de números 31 a 33.

Os grupos sociais, referidos no texto, questionavam os pressupostos

  • A.

    da teoria marxista.

  • B.

    das teorias anarquistas.

  • C.

    do comunismo soviético.

  • D.

    da teoria funcionalista.

  • E.

    do welfare state

Sua resposta é:

Apreender a totalidade do social, a partir do cotidiano, significa para o Assistente Social

  • A.

    entender-se como transmissor de conteúdos capazes de equacionar os problemas sociais.

  • B.

    esquematizar/propor soluções preestabelecidas para o enfrentamento de cada caso.

  • C.

    conhecer/trabalhar todos os usuários em sua condição de classe.

  • D.

    conhecer/trabalhar a questão social na fragmentação em que se apresenta.

  • E.

    perceber que os objetivos formais das instituições priorizam a cidadania dos setores populares.

Sua resposta é:

A matriz crítica na produção teórica do Serviço Social remeteu, mais especialmente, às seguintes vias de análise:

  • A.

    políticas sociais, desenvolvimento de comunidade, movimentos populares e teoria da modernização.

  • B.

    história, ciências sociais, política social e movimentos sociais.

  • C.

    história, teoria das relações, teoria política e organização social.

  • D.

    história, teoria do valor, políticas sociais, mobilização e organização populares.

  • E.

    história do Serviço Social, teorias políticas, desenvolvimentismo e organização popular.

Sua resposta é:

Um Assistente Social, no exercício de suas funções administrativas, deve avaliar um projeto social. Para isso, uma das propostas de avaliação mais adequada é a avaliação participativa porque

  • A.

    define coeficientes de disponibilidade e utilização de recursos, aspectos melhor analisados se em conjunto com a comunidade.

  • B.

    prevê estratégia de avaliação e lógica de avaliação segundo a escala dos projetos.

  • C.

    prevê a participação de grupos interessados na execução e operação do projeto.

  • D.

    prevê a adesão da comunidade no planejamento, programação, execução, operação e avaliação do mesmo.

  • E.

    em projetos pequenos, reflete melhor a realidade.

Sua resposta é:

Ao pensar uma Educação que forme indivíduos maduros e cidadãos responsáveis, num clima de liberdade e construção democrática, é correto afirmar que essa Educação deverá suscitar e potencializar nos professores e estudantes pontos essenciais, como:

I. rever paradigmas, modelos, teorias e métodos, adequando-os ou recriando-os em função das promessas e críticas da modernidade e do novo emergente na realidade em construção.

II. elaborar conhecimentos que integram ciência e senso comum, que capacitem os educandos a serem pessoas competentes, democráticas, éticas e solidárias no convívio social e no combate a pobreza e desigualdade.

III. fortalecer os mecanismos de controle dos Conselhos: de Escola, Direitos e Tutelares e, favorecendo sempre que possível a efetiva participação da comunidade.

  • A.

    Se apenas a alternativa I estiver correta.

  • B.

    Se apenas a alternativa II estiver correta.

  • C.

    Se apenas a alternativa III estiver correta.

  • D.

    Se apenas as alternativas I e II estiverem corretas.

  • E.

    Se as alternativas I, II e III estiverem corretas.

Sua resposta é:

O Serviço Social utiliza-se do planejamento muitas vezes como instrumento para as ações que pretende desenvolver. O projeto, nessa perspectiva,

  • A.

    é desnecessário para a intervenção.

  • B.

    controla a execução da ação.

  • C.

    é o meio para organizar as ações.

  • D.

    estipula os prazos de execução.

  • E.

    auxilia na consecução das etapas do plano.

Sua resposta é:

O quadro de exclusão social no Brasil vem se agravando a cada década. O processo de globalização da economia e a adoção de posturas neoliberais por parte do Estado, contribuem para que uma grande parcela da população viva abaixo do padrão civilizatório. Segmentos como os de crianças e adolescentes estão privados de seus direitos sociais mais básicos, ocupando as ruas das cidades de grande e médio porte em estratégias de sobrevivência. Foi solicitado ao Assistente Social uma proposta de serviço para o atendimento destes grupos, que se deve pautar pelo direito à liberdade, ao respeito e à dignidade. Esse direito consiste na

  • A.

    garantia de oportunidades referentes ao trabalho, à escola, ao esporte, à cultura e ao lazer, bem como a garantia aos direitos coletivos.

  • B.

    não discriminação, negligência e exploração por parte dos serviços especializados em atendimento à criança e ao adolescente.

  • C.

    garantia dos direitos e deveres individuais e coletivos, prioridade em qualquer situação visando ao pleno desenvolvimento.

  • D.

    inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.

  • E.

    integração de esforços da família, sociedade e Estado para a garantia de liberdades individuais e coletivas, bem como de acesso aos serviços especializados que garantam o pleno desenvolvimento da criança e do adolescente.

Sua resposta é:

As maiores conquistas dos movimentos sociais, na última década, são circunscritas no âmbito da

  • A.

    política, educação e saúde.

  • B.

    cidadania, participação e educação popular.

  • C.

    cidadania, geração de renda e habitação.

  • D.

    participação, geração de renda e educação popular.

  • E.

    cidadania, organização social e trabalho.

Sua resposta é:

Um princípio básico de S. S. de Grupo consiste em respeitar a sua autonomia, o que se qualifica como

  • A.

    não interferência nas propostas e orientação do grupo.

  • B.

    necessidade de manipulação do grupo para que ele agindo aprenda a agir.

  • C.

    aceitação da direção e decisões do grupo, guardando clareza quanto às possibilidades de contribuição profissional nesse processo.

  • D.

    interferência no processo grupal somente quando solicitado explicitamente pelo grupo.

  • E.

    aceitação do caráter de autonomia do grupo, na medida em que o mesmo já tenha atingido o grau de maturidade esperado.

Sua resposta é:

A atuação do Assistente Social em Comunidade na perspectiva do método diagnóstico consiste em

  • A.

    dispor-se a ouvir os esquemas e aspirações da comunidade para então apoiá-los.

  • B.

    estabelecer prioridades e motivar a comunidade para atuar sobre as mesmas.

  • C.

    partir de um pressuposto de alienação e desenvolver uma consciência crítica.

  • D.

    estudar, diagnosticar e planejar a ação com a participação da comunidade.

  • E.

    analisar e contribuir para a análise dos fenômenos significativos na medida em que ocorrem.

Sua resposta é: