Pedagogia Prefeitura de Santos - SP

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Segundo César Coll, a escola ativa tem como característica a atividade

  • A.

    funcional, que implica em interesse do sujeito pelo ato.

  • B.

    de efetuação, que implica na realização do ato.

  • C.

    de escuta, que implica no desenvolvimento da capacidade de ouvir.

  • D.

    do movimento, que implica na capacidade de interagir com o meio físico que cerca o sujeito.

  • E.

    estruturante, que implica em que as ações sejam ordenadas e disciplinadas.

Sua resposta é:

Daniel D. Sage defende que as estratégias para a promoção de práticas inclusivas nas escolas exigiriam um novo tipo de liderança por parte dos administradores: a liderança pró-ativa, a qual teria por tarefas:

  • A.

    minimizar os conflitos entre escola e esferas administrativas superiores, estimular as qualidades de todos os envolvidos, especialmente dos alunos, criar incentivos administrativos para os docentes e valorizar as iniciativas coletivas.

  • B.

    criar incentivos administrativos para os docentes, valorizar as iniciativas coletivas, servir de mediador entre escola e família e favorecer estratégias de colaboração entre os grupos.

  • C.

    tornar pluralistas todas as estratégias de liderança, usar uma perspectiva multicultural para interpretar os padrões de comunicação e desenvolver estratégias para colaboração entre os grupos de interesse.

  • D.

    usar uma perspectiva multicultural para interpretar os padrões de comunicação, criar incentivos administrativos para os docentes e minimizar os conflitos entre escola e esferas administrativas superiores.

  • E.

    propor situações em que os conflitos sejam explicitados, usar uma perspectiva multicultural na escolha dos conteúdos escolares e adotar incentivos administrativos para os docentes.

Sua resposta é:

Segundo Monica Thurler, os tipos de cultura presentes nas escolas e que levam a uma eficácia ótima são as que:

I. favorecem a comunicação e a cooperação.

II. privilegiam o entendimento e a negociação.

III. criam uma forte identidade profissional dos professores.

IV. se articulam em torno de metas precisas.

V. estão voltadas para o entendimento multicultural dos problemas do aprendizado.

São corretas, apenas

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, II e IV.

  • C.

    I, IV e V.

  • D.

    II, III e IV.

  • E.

    III, IV e V.

Sua resposta é:

Segundo Marlene Guirado, apoiando-se em Foucault, a autoria dos embates no ensino é atribuída

  • A.

    aos alunos e à falta de poder por parte do professor.

  • B.

    à rejeição à escola.

  • C.

    às relações com a comunidade.

  • D.

    a alguns alunos desajustados e a professores intolerantes.

  • E.

    a uma rede de poder na qual se insere relações entre professores e alunos.

Sua resposta é:

Vários autores identificam relações entre disciplina e moralidade. Um exemplo de tal relação pode ser encontrado na afirmação:

  • A.

    A disciplina é pré-condição para o desenvolvimento moral da criança.

  • B.

    A construção da moralidade, assim como a da disciplina, pressupõem a relação do indivíduo com um conjunto de normas.

  • C.

    Disciplina e moralidade se articulam de forma mais intensa, a partir da adolescência.

  • D.

    A moralidade só se relaciona com a disciplina na infância.

  • E.

    A moralidade diz respeito a aspectos íntimos e, portanto, pessoais e a disciplina, à história cultural dos hábitos, e portanto, abrange aspectos sociais.

Sua resposta é:

Teresa Cristina Rego, ao refletir sobre a indisciplina na escola, apresenta "três estilos de práticas educacionais paternas" para o trato com a disciplina dos filhos. São eles:

  • A.

    "pais ausentes", "pais omissos" e "pais desestruturados".

  • B.

    "pais ausentes", "pais presentes" e "pais autoritários".

  • C.

    "pais autoritários", "pais permissivos" e "pais democráticos".

  • D.

    "pais democráticos", "pais omissos" e "pais desestruturados.

  • E.

    "pais modernos", "pais antiquados" e "pais negligentes".

Sua resposta é:

Segundo Luís Armando Gandim, a avaliação é um processo

  • A.

    de medida do aprendizado do aluno.

  • B.

    de julgamento sobre a realidade, à luz de critérios estabelecidos.

  • C.

    no qual medida e avaliação se confundem.

  • D.

    através do qual se evidencia os limites da relação entre a teoria e a prática.

  • E.

    de re-significação entre juízo e conhecimento.

Sua resposta é:

Segundo César Coll, para que a aprendizagem seja significativa, devem ser satisfeitas duas condições:

  • A.

    conteúdo potencialmente significativo e postura crítica por parte do aluno para aprender significativamente.

  • B.

    conteúdo potencialmente significativo do ponto de vista lógico e psicológico.

  • C.

    adequada interação professor-aluno e possibilidade de compartilhamento de significados, entre os alunos da mesma condição de aprendizagem.

  • D.

    atitude favorável do aluno e adequada interação professor-aluno.

  • E.

    conteúdos ordenados e relação harmônica de alunos e professores de forma a potencializar as situações de ensino.

Sua resposta é:

Segundo César Coll, atividades autoestruturantes são aquelas

  • A.

    dadas pela realidade cotidiana, cabendo ao aluno desenvolver a capacidade de interpretá-las.

  • B.

    organizadas pelo professor como capazes de induzir temas relevantes para a reflexão e aprendizado do aluno.

  • C.

    que expressam as inquietações de professores e alunos no processo investigativo de desvelar os mistérios do conhecimento.

  • D.

    capazes de apresentar problemas significativos para o aluno, possibilitando que ele teste suas hipóteses e sintetise suas conclusões.

  • E.

    auto-iniciadas e autodirigidas pelo aluno e são o ponto de partida necessário para uma verdadeira aprendizagem.

Sua resposta é:

Segundo Luis Armando Gandim, entre os elementos estruturais para se pensar a situação do professor, pode-se citar:

  • A.

    o racismo, a má formação teórica, a instabilidade no emprego e o stress profissional.

  • B.

    a feminização, a participação, a introdução de novas tecnologias e os baixos salários.

  • C.

    a feminização, a dissociação entre o pensar e o executar, o tecnicismo e a má formação teórica.

  • D.

    o racismo, a dissociação entre o pensar e o executar, a sobrecarga de trabalho e a introdução de novas tecnologias.

  • E.

    a diversidade cultural, a instabilidade no emprego, tecnicismo e salas superlotadas.

Sua resposta é: