Psicologia Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET RJ)

Psicologia Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET RJ)

Pesquise mais Questões Psicologia Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET RJ) Utilizando o Filtro abaixo,

Ao tratar da questão do pensamento, Piaget afirma a diferença entre o pensamento dirigido e o pensamento autístico, situando o pensamento egocêntrico em relação àqueles. Seus trabalhos iniciais são cuidadosamente lidos e criticados por Vigotski. As críticas às conclusões de Piaget ocorrem porque, para Vigotski, a(o)

  • A. fala egocêntrica compreende uma tentativa de comunicação.
  • B. desenvolvimento da linguagem e do pensamento partem do individual para o social.
  • C. desenvolvimento do pensamento e da linguagem não estão vinculados.
  • D. desenvolvimento ocorre da fala social para a egocêntrica, que se transformará em fala interior.
  • E. pensamento egocêntrico infantil deve ser enfatizado e não tomado como transitório e secundário.
Sua resposta é:

Em uma escola de Ensino Médio, os alunos de uma das turmas de 1º ano apresentam alto grau de agressividade e de rebeldia em relação aos professores. Para tentar solucionar o problema, o psicólogo escolar foi chamado para elaborar algumas estratégias. Em relação às estratégias a serem sugeridas por esse profissional, considere as afirmativas a seguir.

I - Esse profissional deve viabilizar um debate com o objetivo de resgatar o valor social do educador.

II - A Escola deve implementar o Sistema de Medição Semestral.

III - A Escola deve criar regras bem defi nidas para sua adequada aplicação no ambiente da sala de aula.

É correto o que se afirma em

  • A. II, apenas
  • B. III, apenas
  • C. I e II, apenas
  • D. II e III, apenas
  • E. I, II e III
Sua resposta é:

O psicólogo escolar atua em diversas situações cotidianas no âmbito da escola. Considere as situações 1 e 2 em que esse profissional atuou. Situação 1 O psicólogo propôs um plano de incentivo à qualidade de vida para os funcionários do colégio X. Situação 2 Em um colégio da zona norte da cidade, o psicólogo escolar, a partir das demandas da instituição, foi instado a elaborar um plano para fortificar a articulação entre as teorias da aprendizagem e as práticas de ensino utilizadas, além de implementar reuniões visando à orientação de pais e familiares sobre a dinâmica escolar. A partir da análise das situações, verifica-se que o foco da intervenção na situação

  • A. 1 recai sobre a comunidade.
  • B. 1 recai sobre a escola como administração.
  • C. 1 recai sobre os professores e a comunidade.
  • D. 2 recai sobre os alunos e a comunidade.
  • E. 2 recai sobre os alunos.
Sua resposta é:

A teoria do Arco Normando de Super tem grande importância no desenvolvimento da Orientação Profissional. Nesse modelo, existem 2 pilares sustentados pelas bases geográficas e biológicas. Os aspectos contemplados no pilar esquerdo do Arco Normando são

  • A. emprego e self
  • B. inteligência e escola
  • C. família e mercado de trabalho
  • D. valores e aptidões
  • E. papéis dos auto-conceitos e self
Sua resposta é:

Um psicólogo foi contratado por uma empresa para intervir institucionalmente. Esse consultor reúne-se com um grupo de gerentes da empresa. Seu trabalho consiste em identificar os parâmetros positivos observáveis na dinâmica organizacional, com o intuito de utilizá-los como ponto de partida para a melhoria do desempenho desses gerentes. Tendo-se em vista as diferentes táticas de desenvolvimento organizacional, a descrita na situação é classificada como tática de

  • A. construção de equipes
  • B. consultoria de processo
  • C. investigação apreciativa
  • D. treinamento de sensibilidade
  • E. desenvolvimento intergrupos
Sua resposta é:

Considere as seguintes situações descritas a seguir:

Situação 1

O grupo de professores do curso de Física da Universidade X demonstra uma grande coesão em suas decisões sobre as vicissitudes do curso e uma forte proximidade relacional entre seus membros.

Situação 2

A empresa Y possui um grupo experiente de contadores. Esse grupo formou-se ao longo dos anos a ponto de sua funcionalidade estruturada encontrar-se estabelecida e consolidada, possibilitando ao grupo voltar seus esforços à compreensão de tarefas e aos objetivos a serem realizados.

A partir do modelo de 5 estágios de desenvolvimento de grupo, os grupos apontados nas situações 1 e 2 encontram- se, respectivamente, nos seguintes estágios:

  • A. normatização; tormenta
  • B. normatização; desempenho
  • C. formação; normatização
  • D. formação; interrupção
  • E. interrupção; tormenta
Sua resposta é:

Com a influência não só dos movimentos de críticas aos paradigmas psicológicos no período posterior à ditadura, mas também do âmbito decorrente da esfera político-social brasileira, a psicologia escolar fortificou-se como campo de atuação, apresentando como diretrizes de trabalho a(o)

  • A. utilização da psicometria como principal instrumento do contexto escolar para a promoção social dos mais aptos.
  • B. investigação fechada em laboratórios anexados às escolas, com o objetivo de implementação de atividades de experimentação.
  • C. compreensão do contexto escolar a partir de uma perspectiva adaptacionista, percebendo os alunos como indivíduos que devem ser ajustados.
  • D. compreensão da realidade concreta do ambiente escolar à luz de uma interpretação multirreferencial, levando em conta a relação dialética entre individuo e sociedade.
  • E. desenvolvimento de práticas psicodiagnósticas com o intuito de fortalecer a construção de uma mão de obra de reserva para o modo de produção capitalista.
Sua resposta é:

Considere as situações descritas a seguir.

Situação 1

Os inspetores de uma empresa devem, ao final do dia, reportar-se ao gerente de seu departamento para terem seu trabalho avaliado.

Situação 2

Os funcionários de uma Universidade uniram-se com o intuito de reivindicar melhores condições salariais.

Situação 3

Aos domingos, um grupo de operários de uma empresa metalúrgica reúne-se para assistir aos jogos de seu time de futebol.

Ao se classificarem os grupos em formais e informais, percebem-se 4 tipos específicos. A partir desse modo de classificação, verifica-se que é característica do grupo da situação

  • A. 1 ser informal de amizade.
  • B. 2 ser formal de comando.
  • C. 2 ser informal de interesse.
  • D. 3 ser formal de tarefa.
  • E. 3 ser formal de comando.
Sua resposta é:

Um psicólogo foi contratado por uma escola para fazer uma intervenção em uma turma onde é frequente a ocorrência de bullying. Depois de um primeiro momento com os professores, o psicólogo percebeu que, em sua prática, os docentes da referida escola associam esses comportamentos à indisciplina e às dificuldades de aprendizagem, embora pensem que a solução do problema seria tarefa do Conselho Tutelar ou da Polícia Militar. A partir das ferramentas conceituais da análise institucional, uma possibilidade de ação a ser proposta pelo psicólogo seria o(a)

  • A. uso estratégico da solução pensada pelos professores como foco de reflexão sobre sua posição frente ao problema do bullying.
  • B. implementação de atividades com os professores para aumentar a confiança, a coesão e a abertura entre eles.
  • C. investigação da dinâmica escolar com o intuito de melhorar o desempenho dos professores em relação ao problema.
  • D. investigação da dinâmica escolar com o intuito de melhorar o desempenho dos alunos em relação ao problema.
  • E. criação de uma dinâmica entre os grupos de professores e de alunos com a ideia de mudar atitudes e estereótipos desenvolvidos.
Sua resposta é:

A situação abaixo ilustra um conflito que envolve um dos componentes das relações interpessoais, tais como são descritas pela psicologia organizacional. O coordenador de um grupo de pesquisa precisa selecionar um membro de sua equipe para uma importante viagem de intercâmbio, que tem caráter emergencial e duração indeterminada. O pesquisador adequado para a tarefa é também seu genro, cujo filho está prestes a nascer. O conflito em questão é relativo

  • A. à socialização
  • B. à comunicação
  • C. à interdependência
  • D. à equidade
  • E. aos papéis
Sua resposta é: