Questões sobre Teorias sociológicas da FUNIVERSA

Julgue os itens a seguir, de acordo com as ideias de Durkheim.

I Um pressuposto básico que governa as ideias da sociologia durkheimiana é a de que, na relação entre o indivíduo e a sociedade, existe uma supremacia do indivíduo sobre a sociedade e esta só pode ser explicada em função do indivíduo, pois o sistema capitalista é individualista.

II Na obra As formas elementares da vida religiosa, Durkheim advoga que a religião é um grande esquema de compreensão do mundo e de normalização da vida social.

III Para que os costumes ou os valores sociais e culturais sejam um fato social, é necessária a adesão de uma parcela significativa do grupo ao qual esses costumes referem-se, pois, assim, seria criada coesão social e coerção social.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Nenhum item está certo.

  • B.

    Apenas o item I está certo.

  • C.

    Apenas os itens I e II estão certos.

  • D.

    Apenas os itens II e III estão certos.

  • E.

    Todos os itens estão certos.

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“O problema central da nossa sociedade é a falta de moral! Antigamente não existia isso porque havia moral na sociedade. Sou pobre, mas tenho moral, e por isso minha família foi p’ra frente. Por exemplo: minha filha estudou muito, e hoje é uma advogada; meus outros quatro filhos trabalham e ganham bem. Por que as outras famílias não fazem o mesmo? Hoje tem escola para todos, e a escola dá chances iguais a todos os que querem estudar.” Essas ideias encontram alguns elementos da teoria

  • A.

    funcionalista.

  • B.

    marxista.

  • C.

    crítica da sociedade (Escola de Frankfurt).

  • D.

    compreensivista.

  • E.

    neopositivista.

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A Sociologia Compreensiva volta-se para o estudo de elementos importantes da escola como o exame, a especialização e o diploma. As instituições educacionais, especialmente as de instrução superior — as universidades, bem como as academias técnicas, escolas de comércio, ginásios e outras escolas de ensino médio —, são dominadas e influenciadas pela necessidade do tipo de educação que produz um sistema de exames especiais e a especialização que é, cada vez mais, indispensável à burocracia moderna. Essas são ideias de

  • A.

    Karl Marx.

  • B.

    Émile Durkheim.

  • C.

    Max Weber.

  • D.

    Gramsci.

  • E.

    Pierre Bourdieu.

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Relacionando as ideias dos textos XI e XII, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Para Marx, a religião é uma forma de o homem transferir sua responsabilidade histórica para o transcendente, conforme o a-histórico expresso no trecho “Tudo me quieta, me suspende. Qualquer sombrinha me refresca” do texto XI.

  • B.

    Para Marx, a religião é uma forma de o homem enfrentar sua responsabilidade histórica e rejeitar o a-histórico, expresso no trecho “Tudo me quieta, me suspende. Qualquer sombrinha me refresca” do texto XI.

  • C.

    A alienação humana para Marx tem sua origem na religião.

  • D.

    Marx e Weber comungam do mesmo ponto de vista sobre a relação entre a religião e a sociedade.

  • E.

    Para Marx e Durkheim, a função substancial da religião é a criação, o reforço e a manutenção da solidariedade social. Enquanto persistir a sociedade, persistirá a religião.

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Acerca do tema abordado no texto XI, é correto afirmar que

  • A.

    Marx foi o único dos três clássicos do pensamento sociológico que não escreveu nada a respeito da religião.

  • B.

    somente Durkheim abordou em suas obras o fenômeno religioso.

  • C.

    somente Weber abordou em suas obras o fenômeno religioso.

  • D.

    somente Marx abordou em suas obras o fenômeno religioso.

  • E.

    Marx, Durkheim e Weber abordaram em suas obras o fenômeno religioso.

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Os sistemas escolares são burocracias, organizações baseadas na autoridade legal. A educação pode servir de marca de identificação de um grupo de status, assim como critério de seleção que não está necessariamente ligado à competência. A educação é um recurso utilizado pelos grupos sociais em sua competição pela riqueza, prestígio e poder. Essas são ideias de

  • A.

    Weber e os neoweberianos.

  • B.

    Marx e os marxistas.

  • C.

    Durkheim e os funcionalistas.

  • D.

    Augusto Comte e os neopositivistas.

  • E.

    Marx e os neopositivistas.

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É correto afirmar que, em uma perspectiva marxista,

  • A.

    o Estado é o órgão acima dos interesses individuais; por isso, é o único capaz de organizar a educação com fins sociais.

  • B.

    a família é uma instituição acima dos interesses individuais e a única capaz de organizar a educação com fins sociais.

  • C.

    o Estado é o representante dos interesses da classe dominante; logo, é incapaz de representar os interesses de todos na sociedade.

  • D.

    a família não é uma instituição acima dos interesses individuais, embora seja a única capaz de organizar a educação com fins sociais.

  • E.

    O Estado é uma instituição incapaz de organizar a educação com fins sociais.

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Texto VIII, para responder às questões 38 e 39.

No segundo parágrafo do texto VIII, Isis Longo menciona a escola pública como um aparelho ideológico do Estado. Essa ideia tem como origem

  • A.

    Pierre Bourdieu, em sua obra Os Aparelhos Ideológicos do Estado, em que menciona a escola entre os aparelhos ideológicos do Estado.

  • B.

    Jean-Claude Passeron e Louis Althusser, em sua obra conjunta A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino, que menciona a escola entre os aparelhos ideológicos do Estado.

  • C.

    Louis Althusser, em sua obra A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino, que menciona a escola entre os aparelhos ideológicos do Estado.

  • D.

    Pierre Bourdieu e Louis Althusser, em sua obra conjunta A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino, que menciona a escola entre os aparelhos ideológicos do Estado.

  • E.

    Louis Althusser, em sua obra Os Aparelhos Ideológicos do Estado, que menciona a escola entre os aparelhos ideológicos do Estado capitalista.

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Com relação ao processo de ensino-aprendizagem de sociologia, assinale a alternativa correta.

  • A.

    É ideal que haja um único tipo de avaliação, na forma escrita, centrada no conteúdo ministrado em aula pelo professor, mas realizada em vários momentos, a fim de dar aos estudantes que não alcançaram bom rendimento a oportunidade de recuperarem seu desempenho nas outras avaliações.

  • B.

    Deve haver um único tipo de avaliação, na forma oral, centrada no conteúdo ministrado em aula pelo professor, mas realizada em vários momentos, a fim de dar aos estudantes que não alcançaram bom rendimento a oportunidade de recuperarem seu desempenho nas outras avaliações.

  • C.

    É necessária a aplicação de um tipo de avaliação, na forma escrita, centrada no conteúdo ministrado em aula pelo professor, e realizada uma única vez, a fim de que os estudantes levem a sério as aulas, pois, se sabem que poderão fazer várias avaliações, não se empenharão suficientemente nas primeiras avaliações.

  • D.

    A autoavaliação do estudante é suficiente e comprobatória da aprendizagem.

  • E.

    Deve haver mais de um tipo e de uma forma de avaliação, pois os conteúdos precisam ser avaliados levando-se em consideração as dimensões conceituais, atitudinais e procedimentais do aprendizado do estudante.

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Assinale a alternativa que descreve o objeto próprio da sociologia, segundo Emile Durkheim.

  • A.

    O fato social, exterior e coercitivo em relação à vontade dos indivíduos.

  • B.

    O fato social, interior e espontâneo em relação à vontade dos indivíduos.

  • C.

    A ação social, interior e espontânea em relação à vontade dos indivíduos.

  • D.

    A ação social, exterior e coercitiva em relação à vontade dos indivíduos.

  • E.

    A anomia social, exterior e coercitiva em relação à vontade dos indivíduos.

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