Questões sobre Teoria/Metodologia e pesquisa do Serviço Social da COMPERVE

O assistente social, no seu campo de trabalho e intervenção, deve desenvolver uma atitude investigativa. Ao ser demandado para atuar na gestão, formulação e avaliação de políticas públicas, essa atuação requer competência teórico-metodológica, ético-política e técnico operativa. Nesse sentido, a pesquisa da realidade social constitui-se o principal modo de qualificar o exercício profissional do assistente social porque
  • A. o assistente social, em seu processo de formação profissional, dispõe de referencial ético-político que lhe possibilita apreender as diferentes manifestações da questão social, desconectados da totalidade social.
  • B. as informações produzidas sobre a realidade social pelos institutos oficiais de pesquisa não são disponibilizadas para a sociedade, inviabilizando a apropriação do conhecimento pelo assistente social.
  • C. a gestão de políticas requer acúmulo de informações sobre a totalidade social, que envolve dados referentes às várias formas de manifestação das contradições e sua vivência pelos sujeitos sociais.
  • D. a pesquisa da realidade social é uma atribuição privativa do assistente social porque cabe a esse profissional a coleta dos dados, enquanto, aos demais cabem a sistematização dos dados e a elaboração de relatórios.
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A adoção de uma postura investigativa pelo Assistente Social, a fim de conhecer as demandas sociais dos usuários, dos serviços institucionais, necessita dos seguintes instrumentos e técnicas:
  • A. A entrevista, as estatísticas de triagem e os relatórios das instituições.
  • B. O trabalho individual, a linguagem institucional e os pareceres sociais.
  • C. A observação de campo, a observação participante e o perfil profissional do Assistente Social.
  • D. As visitas domiciliares, o organograma institucional e os laudos.
  • E. Aplicação de dinâmicas de grupo, a entrevista e o saber institucional.
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Segundo Iamamoto (1988), é correto afirmar que se trata de pressuposto para a análise do papel do Assistente Social na atualidade:
  • A. Rompimento com uma visão endógena e focalista do Serviço Social.
  • B. Contraposição a projetos institucionais articulados à política neoliberal brasileira.
  • C. Formação de profissional polivalente e propositivo.
  • D. Integração profissional às novas tecnologias.
  • E. Inserção e mediação nas instituições não-governamentais.
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O Serviço Social é uma profissão de caráter interventivo. Isso significa que os Assistentes Sociais, além de conhecerem as necessidades dos seus usuários, agem institucionalmente, para enfrentá-las, através de estratégias, procedimentos, instrumentos e técnicas operativas. Assim, a utilização desses meios, permite à(ao)
  • A. instituição em que trabalha o Assistente Social oferecer melhores condições de atendimento aos usuários.
  • B. Assistente Social fornecer soluções técnicas às necessidades de seus usuários.
  • C. Assistente Social e aos demandantes de seus serviços identificar e decidir sobre respostas às suas necessidades.
  • D. demandante dos serviços do Assistente Social descobrir e providenciar respostas para suas necessidades.
  • E. usuário das instituições identificar e demandar respostas institucionais para suas necessidades.
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O Assistente Social, para melhor orientar e informar os usuários dos serviços, deve embasar a sua intervenção em processos investigativos que permitam a formulação de estratégias e táticas de ação, através de:
  • A. Visita domiciliar e controle sobre os usuários.
  • B. Construção de modelos clínicos de intervenção.
  • C. Levantamento/identificação dos recursos disponíveis.
  • D. Formação de grupos de estudos.
  • E. Definição do objeto institucional e aperfeiçoamento dos saberes institucionais.
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O processo de profissionalização e institucionalização do Serviço Social Brasileiro teve uma relação direta com o(a):
  • A. Movimento católico integralista das décadas de 1920 e 1930.
  • B. Movimento sindical durante o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945).
  • C. Conservadorismo na década de 70, no Brasil e na América Latina.
  • D. Expansão das grandes instituições socioassistenciais estatais, paraestatais e autárquicas, que surgem no final do Estado Novo.
  • E. Método psicossocial, o Código de Ética de 1975 e o aperfeiçoamento dos saberes institucionais.
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