Questões sobre Psicologia Organizacional

Os estudos acerca da saúde mental e trabalho têm destacado a síndrome de Burnout e a exigência que tal síndrome evidencia em relação ao profissional no que tange ao planejamento de um programa de intervenção e prevenção frente a essa realidade. Em relação à síndrome de Burnout, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O planejamento de um programa de intervenção e prevenção para Burnout deve ter por objetivo estabelecer estratégias de aprendizagem para o enfrentamento adaptativo das situações estressantes.

( ) Os sintomas que configuram o Burnout afetam geralmente os profissionais que trabalham sem contato direto com pessoas, sendo predominante nos profissionais gestores, diretores e/ou executivos de empresas de quaisquer segmentos.

( ) Utilizado em 1953, o termo Burnout apareceu, pela primeira vez, em uma publicação decorrente de um estudo de caso de Schwartz e Will, conhecido como ‘Miss Jones’, por meio do qual é descrita a problemática de uma enfermeira psiquiátrica desiludida e com comprometimentos severos com o seu trabalho.

( ) O termo Burnout deriva da conjugação de burn (queima) e out (exterior), sugerindo um consumo físico, emocional e mental causado pelo desajustamento entre o indivíduo e o seu ambiente; sendo, portanto, visto como um estado de exaustão física, emocional e mental, causado pelo envolvimento duradouro em situações de elevada exigência emocional no local de trabalho.

A sequência está correta em

  • A. V, F, V, F.
  • B. F, V, F, V.
  • C. V, F, V, V.
  • D. F, V, F, F.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Os estudos sobre a saúde e o gerenciamento do stress no contexto do trabalho abrangem a compreensão do conceito de locus controle, o qual fornece subsídios para o entendimento de crenças, atitudes e condutas no referido contexto. A respeito desse conceito, analise as afirmativas a seguir.

I. O locus controle consiste em uma percepção ou tendência que cada sujeito possui para analisar acontecimentos de trabalho passíveis de controle por ele ou não.

II. A percepção ou tendência de cada sujeito para consideração de acontecimentos de trabalho controláveis ou não está associada à mudança de condutas e à comunicação do contexto organizacional.

III. A percepção, associada ao recebimento de reforços contingentes ao comportamento de saúde e segurança no trabalho, leva à compreensão de que o estado de saúde é autocontrolável e, por isso, à mudança de condutas.

IV. O locus de controle consiste em uma percepção associada aos esforços e reforços motivacionais implementados por uma determinada organização, capaz de levar à compreensão de que a saúde é um atributo condicionado à gestão da organização.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A. I.
  • B. III.
  • C. I e II.
  • D. III e IV.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

As proposições que se seguem tratam do trabalho, subjetividade e saúde psíquica. Com base nessa temática, relacione adequadamente os conceitos às proposições.

1. Alienação.

2. Ergonomia.

3. Sublimação.

4. Taylorismo.

( ) Possibilita a identificação do espaço existente entre o trabalho real e o trabalho prescrito.

( ) Conceito que evidencia o processo de ruptura de vínculo com as realidades subjetiva, mental, social e cultural.

( ) Conceito cuja finalidade, no contexto do trabalho, permite a apreensão do sujeito como alguém portador de uma história singular construída desde a infância.

( ) Consiste em um sistema por meio do qual é possível detalhar uma organização a partir da identificação da produção e do rendimento viabilizados em tempo e esforços mínimos.

A sequência está correta em

  • A. 2, 1, 3, 4.
  • B. 1, 2, 4, 3.
  • C. 2, 1, 4, 3.
  • D. 1,3, 2, 4.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

A partir da década de 1980, o estudo das emoções no contexto do trabalho torna-se uma constante no âmbito da psicologia organizacional e do trabalho, sinalizando, cada vez mais, a importância de indicadores de saúde e de gerenciamento do stress no contexto do trabalho. Em relação a esses estudos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O trabalho emocional coloca em pauta o trabalho entendido como objeto depositário de emoções e afetos, com seus sentidos e significados.

( ) As emoções dirigidas ao trabalho, no contexto em que este ocorre, ressaltam a repercussão de eventos emocionais experimentados fora do ambiente de trabalho.

( ) As emoções para o trabalho ocupam-se das regras de sentimentos, emoções e dos custos decorrentes para atender às demandas organizacionais, embora se destoem dos sentimentos internos do trabalhador.

( ) O trabalho com emoções descarta as características e a natureza da ocupação ou profissão capazes de mobilizar outras emoções que exigem do trabalhador forte identidade profissional e investimento afetivo para um bom desempenho.

( ) O contexto das emoções no trabalho implica no reconhecimento de que a qualidade do ambiente de trabalho decorre em grande parte das relações e interações estabelecidas, as quais propiciam tanto o adoecimento quanto o equilíbrio emocional e o sentido de vida.

A sequência está correta em

  • A. F, F, V, V, V.
  • B. V, V, F, F, F.
  • C. F, V, F, F, V.
  • D. V, F, V, V, F.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Analise as afirmativas correlatas.

I. “O entendimento do modo pelo qual se elaboram as facetas sofrimento e prazer na organização do trabalho é indispensável para se tentar uma interpretação mais global dos laços entre trabalho e saúde e, também, para se procurarem alternativas satisfatórias.”

PORQUE

II. “Para a investigação da relação entre transtornos psíquicos e de comportamentos com o trabalho é necessário desconsiderar a situação de desemprego, tendo em vista que se trata de uma problemática socioeconômica e externa ao ambiente de uma determinada organização, sem relação com os transtornos mentais relacionados ao trabalho.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. A primeira é uma afirmativa falsa e a segunda, verdadeira.
  • B. As duas afirmativas são verdadeiras, mas explicitam uma explicação falsa.
  • C. As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
  • D. As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma explicação correta da primeira.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Analise as afirmativas correlatas.

I. “Christophe Dejours é um autor destacado nas perspectivas psicodinâmicas acerca do trabalho, tendo sua teoria sido considerada inovadora.”

PORQUE

II. “Embora a perspectiva psicodinâmica tenha origem na década de 1950 com Le Guillant, por meio das propostas de observações sistemáticas a respeito da relação entre trabalho e psicopatologia, bem como a controversa explanação de Guillon, em 1962, de que tal relação não existe; é Dejours quem propõe o estudo, no contexto do trabalho, do espaço que separa comportamentos livres dos estereotipados; da significação e das formas de sofrimento e da coletividade, buscando intervenções voltadas para a organização à qual os indivíduos estejam submetidos.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. A primeira é uma afirmativa verdadeira e a segunda, falsa.
  • B. A primeira é uma afirmativa falsa e a segunda, verdadeira.
  • C. As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
  • D. As duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Com relação ao processo de trabalho de forma geral do NASF, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.

I. Atua como o centro de comunicação entre os diversos pontos de atenção, responsabilizandose pelo cuidado dos usuários por meio de uma relação horizontal, contínua e integrada, com o objetivo de produzir a gestão compartilhada da atenção integral.

II. Os NASF por contar com equipe multiprofissional se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, sendo referência para atendimento especializado.

III. Os NASF são de livre acesso para atendimento individual ou coletivo, sendo regulados os casos mais específicos pelas equipes de atenção básica.

IV. O NASF coordena o cuidado, elabora, acompanha e gere projetos terapêuticos singulares, bem como acompanha e organiza o fluxo dos usuários entre os pontos de atenção das Redes de Atenção à Saúde.

V. Atua indiretamente no apoio às equipes e na unidade na qual o NASF está cadastrado.

  • A. Nenhuma das afirmativas anteriores está correta.
  • B. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  • C. As afirmativas I, II e V estão corretas.
  • D. As afirmativas II, III e IV estão corretas.
  • E. Todas as afirmativas estão corretas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Estudos pertinentes à saúde no trabalho e gerenciamento do estresse evidenciam que, no contexto de aumento de afastamentos por problemas de saúde, é necessário rever e/ou melhor identificar as possibilidades de prevenção e intervenção no que se refere à saúde do trabalhador. Considerando esse apontamento, analise as afirmativas a seguir.

I. No âmbito da saúde do trabalhador, as possibilidades de prevenção e intervenção mais frequentes são aquelas que abarcam as dimensões do estresse, da psicodinâmica do trabalho e da epidemiologia.

II. No contexto da psicodinâmica do trabalho, com o emprego de uma metodologia mais flexível, como as entrevistas estruturadas, torna-se possível identificar as reais causas do problema apresentado.

III. A dimensão da psicodinâmica do trabalho viabiliza o estabelecimento do objetivo de compreensão das estratégias utilizadas pelos trabalhadores para se manterem saudáveis no trabalho.

IV. A dimensão do estresse por meio de metodologia qualitativa viabiliza o levantamento de indicadores estressogênicos fundamentais para a intervenção.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. I e III.
  • D. II e IV.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
O número de acidentes de trabalho no Brasil apresentou uma redução de 7,2% entre 2008 e 2010, caindo de 755.980 ocorrências para 701.496. No entanto, os transtornos mentais e comportamentais, que ocupam o terceiro lugar em quantidade de concessões de auxilio doença acidentários, não acompanharam essa tendência. De 2008 para 2009, o número de afastamentos do trabalho em decorrência de transtornos mentais e comportamentais subiu de 12.818 para 13.478. Em 2010, esse número teve uma queda, passando a 12.150. No entanto, a concessão de auxílios doença em função de transtornos mentais e comportamentais voltou a subir em 2011, passando para 12.337 casos (Previdência em questão, nº 59 – Brasília, 16 à 29 de fevereiro de 2012). Com relação a esse o assunto, assinale a alternativa INCORRETA:
  • A. As patologias psiquiátricas muitas vezes se desenvolvem a partir do estresse ocupacional.
  • B. O cumprimento de metas abusivas, muita cobrança, competitividade e a pressão no ambiente corporativo levam às alterações comportamentais.
  • C. Classificado como F 60.2 no CID 10, o transtorno de personalidade dissocial responde por mais de 50% dos afastamentos por transtorno mental.
  • D. Uma das doenças que mais afastou trabalhadores, de acordo com esse levantamento, foi a depressão.
  • E. Reações ao “stress” grave e transtornos de adaptação estão entre as três primeiras causas de afastamento dos trabalhadores
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: