Questões sobre Comportamento Organizacional

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Listagem de Questões sobre Comportamento Organizacional

#Questão 135042 - Psicologia, Comportamento Organizacional, CESGRANRIO, 2013, BNDES, Psicólogo (Língua Estrangeira (Inglês))

Uma organização sofre uma série de processos de pedidos de indenização por discriminação racial praticada por seus funcionários. A gerência avalia e, internamente, reconhece a incidência de uma atitude discriminatória e preconceituosa por parte de seus funcionários e está determinada a mudar tal atitude.

Qual a forma mais eficiente para a mudança de tais atitudes, considerando a necessidade imediata de evitar novos incidentes?

#Questão 135044 - Psicologia, Comportamento Organizacional, CESGRANRIO, 2013, BNDES, Psicólogo (Língua Estrangeira (Inglês))

Em relação à formação de equipes interfuncionais nas organizações de alto desempenho, observam-se quatro etapas de transição de uma equipe: equipe inicial, equipe de transição, equipe experiente e equipe madura. Cada uma dessas etapas corresponde a uma relação específica da liderança com a sua equipe.

Na equipe de transição, o

#Questão 135046 - Psicologia, Comportamento Organizacional, CESGRANRIO, 2013, BNDES, Psicólogo (Língua Estrangeira (Inglês))

O teste LIFO (Life Orientations) foi construído com o objetivo de descrever estilos pessoais de atuação. Esses estilos são quatro (AP/CS – Apoio/ Concessão; LD/DM – Liderança/Dominação; CV/AG – Conservação/Apego; e AD/NG – Adaptação/ Negociação) que variam seu comportamento dependendo se a situação é favorável ou desfavorável.

Nesse contexto, considere as situações a seguir.

Situação A: Maria é secretária do vice-presidente de uma empresa multinacional. No momento, seu comportamento é prestativo, receptivo e cooperador. Seu chefe e seus colegas tecem inúmeros elogios em relação ao seu comportamento para com os outros.

Situação B: Rodrigo é advogado da União. Quando entra em sua repartição, não fala com as pessoas que encontra. Somente troca frases precisas e secas com sua secretária, antes de começar o trabalho. No momento, só se reporta às pessoas com o objetivo estrito de direcionar a realização do trabalho. É muito duro e impaciente com as pessoas. Ele é visto pelos colegas como uma pessoa arrogante.

Situação C: Marcelo é consultor de uma empresa de TI. Ele é visto pelos colegas como um homem apaixonado pelo que faz. Sua flexibilidade comportamental abre inúmeras possibilidades de encontros com outras pessoas. No momento, ele é o encarregado da construção de um site de consultas médicas on-line que possibilita aos médicos do interior do país tirarem dúvidas com médicos da capital. Seu charme pessoal e a coesão de seu grupo de colaboradores o ajudaram na realização desse projeto.

Analisando as situações A, B e C, quanto à definição do estilo e situação que delimitam o comportamento, conclui-se que

Do ponto de vista da psicodinâmica do trabalho, o sofrimento afetivo experimentado pelo corpo na atividade laboral

No aprendizado corporativo, as organizações apresentam certas características. A esse respeito, considere as afirmações abaixo.

I - Uma organização que aprende fomenta uma cultura organizacional que valoriza a segurança e a estabilidade.

II - Em uma organização que aprende, é de se esperar que não haja conflitos ou que os conflitos estejam em um nível muito próximo de zero.

III - O aprendizado de círculo duplo é mais promissor para as organizações que aprendem que o aprendizado de círculo simples.

É correto APENAS o que se afirma em

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