Questões sobre Comportamento Organizacional da CESGRANRIO

Um psicólogo é chamado a sugerir modificações na forma como o trabalho é realizado em um contexto organizacional. Se o objetivo é o aumento da motivação dos trabalhadores, e o psicólogo é orientado por uma das clínicas do trabalho, ele deverá sugerir
  • A. aumento da remuneração que o trabalhador recebe pelo trabalho que realiza.
  • B. permissão para que o trabalhador exerça maior controle sobre os ritmos de seu trabalho.
  • C. estabelecimento de períodos de inatividade obrigatória dentro da jornada normal de trabalho.
  • D. minimização das variações das funções exercidas por cada trabalhador, padronizando as tarefas.
  • E. divulgação dos critérios utilizados para avaliação e gratificação do desempenho dos trabalhadores.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Em um ambiente de trabalho, duas equipes estão diante de uma negociação sobre uma meta de caráter trivial em que a barganha integrativa é impossível. Apesar de a resolução dessa questão ter igual importância para ambas as partes, e não haver pressão de tempo, há forte presença de conflitos interpessoais, com ameaça de rupturas irreversíveis durante o processo de negociação, independente do resultado. Havendo um problema muito mais importante a ser resolvido em um futuro próximo, o qual necessitará da atuação engajada e articulada das duas equipes, a estratégia de gerenciamento de conflitos mais adequada a ser tomada, nesse momento, por quem estiver no comando de uma dessas equipes é a
  • A. competição
  • B. colaboração
  • C. conciliação
  • D. evasão
  • E. benevolência
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Psicologia - Comportamento Organizacional - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013 - BNDES - Psicólogo (Língua Estrangeira (Inglês))

O líder tem um papel importante no desenvolvimento de equipes de trabalho. Existem cinco fases observáveis no desenvolvimento de equipes de trabalho: 1) Formação; 2) Confusão/Conflito; 3) Normatização; 4) Desempenho; 5) Desintegração. As tarefas dos líderes são distintas em cada uma destas fases.

Uma equipe de engenheiros de sistema da Empresa X foi formada para cumprir a tarefa de criar um software para a empresa. No final desse processo de trabalho, a equipe chega à fase de desintegração.

Nessa fase, o líder dessa equipe tem como uma de suas tarefas:

  • A.

    resolver questões suscitadas pela dinâmica do poder e da autoridade.

  • B.

    estabelecer um processo de transição, tratando a fase em que a equipe se encontra como um processo natural.

  • C.

    estimular os membros da equipe a trabalharem de forma cooperativa.

  • D.

    adaptar o papel da liderança com o objetivo de dar mais independência à equipe na realização do trabalho.

  • E.

    monitorar o progresso do trabalho, atualizando os métodos e procedimentos de trabalho coletivo.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Psicologia - Comportamento Organizacional - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013 - BNDES - Psicólogo (Língua Estrangeira (Inglês))

O conceito de feedback migrou da eletrônica e ganhou sua importância nos estudos das relações interpessoais. Ele se coloca como uma ferramenta no desenvolvimento das competências interpessoais, ajudando nas mudanças comportamentais. Para o feedback ser uma ferramenta útil, deve ser usado de forma específica.

A partir dessa ideia, considere as situações de feedback relatadas abaixo.

Situação A: No meio de uma tarefa realizada em grupo, José diz a André: “Você é um péssimo chefe, pois é egocêntrico e grosseiro”.

Situação B: Josefina afirmou à sua colega de trabalho: “Novamente, você impôs sua opinião sem aceitar as críticas dos outros membros do grupo”.

Analisando essas situações, conclui-se pela possibilidade de ser útil o feedback da(s)

  • A.

    situações A e B, pois descreveram o comportamento dos sujeitos avaliados.

  • B. situações A e B, pois foram compatíveis com as necessidades de todos os envolvidos.
  • C.

    situações A e B, pois foram descritivas, gerais e dirigidas.

  • D.

    situação A, pois foi muito específica.

  • E.

    situação B, pois foi dirigida e específica.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Psicologia - Comportamento Organizacional - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013 - BNDES - Psicólogo (Língua Estrangeira (Inglês))

As organizações que aprendem, devido à sua forma, pressupõem um estilo específico de liderança. Os líderes das organizações que aprendem

  • A.

    constroem uma missão oficial da organização para que seus liderados a sigam.

  • B.

    apostam na correção de erros mediante rotinas preestabelecidas pela organização e pelo reforço positivo.

  • C.

    apostam no aprendizado de círculo simples e na ideia de que os liderados devam realizar as tarefas prescritas pela organização.

  • D.

    incentivam o questionamento de padrões mentais vigentes.

  • E.

    são carismáticos e trabalham no nível dos eventos e da reatividade.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Psicologia - Comportamento Organizacional - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013 - BNDES - Psicólogo (Língua Estrangeira (Inglês))

Uma organização sofre uma série de processos de pedidos de indenização por discriminação racial praticada por seus funcionários. A gerência avalia e, internamente, reconhece a incidência de uma atitude discriminatória e preconceituosa por parte de seus funcionários e está determinada a mudar tal atitude.

Qual a forma mais eficiente para a mudança de tais atitudes, considerando a necessidade imediata de evitar novos incidentes?

  • A.

    Modificando os valores subjacentes às atitudes a partir de programas de treinamento e intervenções na cultura organizacional.

  • B.

    Utilizando técnicas de modificação cognitiva, como o questionamento socrático das crenças dos envolvidos nos incidentes em questão.

  • C.

    Estabelecendo punições severas, públicas e retroativas para os envolvidos nos incidentes que geraram as indenizações.

  • D.

    Controlando o comportamento correspondente à atitude em questão, de preferência utilizando motivadores intrínsecos.

  • E.

    Gerando dissonância cognitiva nos envolvidos, a partir da confrontação de seus comportamentos com suas atitudes.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Psicologia - Comportamento Organizacional - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013 - BNDES - Psicólogo (Língua Estrangeira (Inglês))

Em relação à formação de equipes interfuncionais nas organizações de alto desempenho, observam-se quatro etapas de transição de uma equipe: equipe inicial, equipe de transição, equipe experiente e equipe madura. Cada uma dessas etapas corresponde a uma relação específica da liderança com a sua equipe.

Na equipe de transição, o

  • A.

    líder não tem mais controle sobre o trabalho do grupo, cabendo a ele a coordenação e a coleta de dados sobre a produtividade para proporcionar o feedback de desempenho.

  • B.

    papel da liderança é ativo, pois o líder deve supervisionar o trabalho da equipe todos os dias do processo a ser realizado.

  • C.

    papel da liderança desaparece, fazendo com que a equipe assuma todas as responsabilidades do trabalho a ser feito.

  • D.

    papel da liderança é delegado a alguns membros da equipe, sendo que o líder ainda está disponível para ensinar técnicas de resolução de problemas e para ajudar a equipe a moldar propósitos, metas e abordagens comuns.

  • E.

    papel da liderança se modifica, pois o líder deixa de supervisionar a equipe para gerenciá-la, coordenando habilidades e atividades individuais e passando a assumir cada vez mais a tarefa de captação de recursos para a equipe e a administração de relacionamentos com grupos externos.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Psicologia - Comportamento Organizacional - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2013 - BNDES - Psicólogo (Língua Estrangeira (Inglês))

O teste LIFO (Life Orientations) foi construído com o objetivo de descrever estilos pessoais de atuação. Esses estilos são quatro (AP/CS – Apoio/ Concessão; LD/DM – Liderança/Dominação; CV/AG – Conservação/Apego; e AD/NG – Adaptação/ Negociação) que variam seu comportamento dependendo se a situação é favorável ou desfavorável.

Nesse contexto, considere as situações a seguir.

Situação A: Maria é secretária do vice-presidente de uma empresa multinacional. No momento, seu comportamento é prestativo, receptivo e cooperador. Seu chefe e seus colegas tecem inúmeros elogios em relação ao seu comportamento para com os outros.

Situação B: Rodrigo é advogado da União. Quando entra em sua repartição, não fala com as pessoas que encontra. Somente troca frases precisas e secas com sua secretária, antes de começar o trabalho. No momento, só se reporta às pessoas com o objetivo estrito de direcionar a realização do trabalho. É muito duro e impaciente com as pessoas. Ele é visto pelos colegas como uma pessoa arrogante.

Situação C: Marcelo é consultor de uma empresa de TI. Ele é visto pelos colegas como um homem apaixonado pelo que faz. Sua flexibilidade comportamental abre inúmeras possibilidades de encontros com outras pessoas. No momento, ele é o encarregado da construção de um site de consultas médicas on-line que possibilita aos médicos do interior do país tirarem dúvidas com médicos da capital. Seu charme pessoal e a coesão de seu grupo de colaboradores o ajudaram na realização desse projeto.

Analisando as situações A, B e C, quanto à definição do estilo e situação que delimitam o comportamento, conclui-se que

  • A.

    Maria enfrenta alguns conflitos e insucessos, e seu estilo LIFO é o de LD/DM.

  • B.

    Rodrigo está em um momento muito produtivo em sua vida, e seu estilo LIFO é o de AD/NG.

  • C.

    Marcelo enfrenta alguns conflitos e insucessos, e seu estilo LIFO é o de AP/CS.

  • D.

    Maria está em um momento muito produtivo em sua vida, e seu estilo LIFO é o de CV/AG.

  • E.

    Marcelo está em um momento muito produtivo em sua vida, e seu estilo LIFO é o de AD/NG.

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

No aprendizado corporativo, as organizações apresentam certas características. A esse respeito, considere as afirmações abaixo.

I - Uma organização que aprende fomenta uma cultura organizacional que valoriza a segurança e a estabilidade.

II - Em uma organização que aprende, é de se esperar que não haja conflitos ou que os conflitos estejam em um nível muito próximo de zero.

III - O aprendizado de círculo duplo é mais promissor para as organizações que aprendem que o aprendizado de círculo simples.

É correto APENAS o que se afirma em

  • A. I
  • B. II
  • C. III
  • D. I e II
  • E. II e III
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Do ponto de vista psicodinâmico, o trabalho não é apenas uma atividade individual; é uma forma de engajar a subjetividade em um mundo hierarquizado, ordenado e coercitivo, perpassado pela luta de dominação.

As inteligências individuais, assim, possuem um grande poder de desorganização do coletivo de trabalho, que precisa ser compensado pela coordenação das inteligências.

Como esse processo de coordenação de inteligências pode ser alcançado?

  • A. É obrigatório que os procedimentos sejam reavaliados na forma como são prescritos, e que cada trabalhador engaje seu corpo na manutenção desses procedimentos, em um comprometimento tanto técnico quanto social.
  • B. É preciso que cada trabalhador justifique os distanciamentos a que se autoriza em relação aos procedimentos, tornando-os compreensíveis, para que seja possível uma formação de compromisso entre o técnico e o social.
  • C. necessário o estabelecimento de uma liderança que, utilizando um critério em certa medida indiferente, possa estabelecer parâmetros para as prescrições do trabalho, às quais cada trabalhador se submete voluntariamente.
  • D. É desejável que cada trabalhador apresente os desvios em relação às prescrições que pratica em seu trabalho, para que sejam possíveis a avaliação da eficiência de cada um desses desvios e a subsequente adoção pactuada de um desvio como norma.
  • E. Pela adoção de critérios sociais externos à atividade de trabalho em si, uma vez que o trabalho possui dimensões de invisibilidade que não permitem que funcione como critério para coordenação de subjetividades.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: